O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

COLUNA ESPLANADA

Leandro Manzinipor Leandro Manzini em 17 de agosto de 2025
COLUNA ESPLANADA
COLUNA ESPLANADA

Transição cidadã
Grandes empresas do mercado já adotam programas de apoio financeiro e psicológico para transição de gênero entre seus funcionários. O setor demandado agora é o das operadoras de telefonia. O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação de São Paulo (SINTETEL) solicitou às operadoras Claro e Vivo a inclusão de dois benefícios em suas pautas trabalhistas: o Auxílio Reembolso Transição de Gênero e o Auxílio Reembolso Reprodução Humana Assistida, ambos com limite de R$ 12 mil.

Essas cláusulas já existem na TIM Brasil, mas ainda são reivindicações nas demais empresas. O sindicato afirma que suas propostas refletem as demandas dos trabalhadores, colhidas por delegados e diretores sindicais. O secretário-geral do SINTETEL, Mauro Britto, destacou à Coluna que as cláusulas representam avanço e inovação para a categoria, podendo influenciar outros setores futuramente.

A TIM confirmou que oferece os dois benefícios, mas não divulgou dados por questões de privacidade. Já Claro e Vivo não se pronunciaram até o momento.

CPMI do INSS
A CPMI do INSS, uma das principais pautas da oposição no Congresso, terá como relator o deputado Ricardo Ayres (REP-TO). O presidente da Câmara, Hugo Motta (REP-PB), optou por alguém do próprio partido. Já a presidência da Comissão, definida por Davi Alcolumbre, ficará com o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Crise na saúde
O deputado Dr. Frederico (PRD-MG) cobra explicações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre uma possível proposta de transferência da gestão do Instituto Nacional de Câncer, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e do Instituto Nacional de Cardiologia para o Grupo Hospitalar Conceição, em razão de crises administrativas e financeiras enfrentadas por essas instituições.

Facções nas minas
A presença de facções como o PCC e o CV na disputa por rotas de tráfico na Amazônia tem gerado forte alerta local. O deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) apresentou projeto de lei para instituir a Política Nacional de Proteção Integrada da Amazônia Brasileira, com o objetivo de proteger indígenas e a floresta.

Em diversas regiões, as facções exploram garimpos em rios e minerais em terras, impondo controle territorial.

Raios X do Nordeste
Dados da Alfa Inteligência apontam que 60% dos nordestinos consideram a democracia brasileira enfraquecida. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 65% têm essa percepção. Já entre pessoas com 70 anos ou mais, o índice cai para 46%.

A pesquisa entrevistou presencialmente 2.404 pessoas em 20 cidades nordestinas, entre os dias 2 e 13 de julho. “O fato contribui para embasar o debate público”, avalia o CEO da Alfa, Emanoelton Borges.

Baixa criminal
O Estado do Rio de Janeiro, além do turismo, agora se destaca na segurança. A letalidade violenta registrou queda de 20,5% em julho, em comparação ao mesmo mês de 2024, com 61 mortes a menos.

Outras reduções significativas também foram registradas: homicídio doloso (-14,4%), mortes por intervenção policial (-40,5%), roubo de veículos (-20,2%) e de coletivos (-39,2%). Os dados são do Instituto de Segurança Pública.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.