O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

COLUNA ESPLANADA

Micael Silvapor Micael Silva em 5 de agosto de 2025
COLUNA ESPLANADA
COLUNA ESPLANADA

Fogo no mesão

O clima estava tranquilo numa reunião do conselho do Instituto Combustível Legal (ICL) há alguns dias, até que alguém decidiu jogar gasolina no fogo — literalmente. Diante de representantes das três maiores distribuidoras do Brasil, o consultor Mauri Viana revelou que, mesmo estando de férias, o diretor do ICL, Carlos Faccio, figura central da entidade, teria recebido uma ligação de um integrante da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Na chamada, o servidor teria detalhado, passo a passo, medidas que o órgão adotaria contra um declarado desafeto do Instituto. Um silêncio constrangedor tomou conta da mesa. Mas, nos bastidores, foi instalada a correria: ninguém queria ser testemunha de um eventual crime. Representantes passaram a consultar o setor de compliance de suas empresas e advogados. A pergunta que pairava: estaria alguém usando a estrutura da Fazenda paulista para perseguir pessoalmente um concorrente do ICL? A conferir.

Armas & cobre

As subestações da Eletrobras em São Luís e Presidente Dutra, no Maranhão, foram atacadas por criminosos armados nos últimos 10 dias. O objetivo era o furto de fios de cobre e alumínio. O caso mais grave ocorreu em Presidente Dutra, onde o ataque provocou queda de energia em 30 municípios, segundo relatos de servidores.

A ausência de vigilantes armados nas unidades estaria contribuindo para o aumento dos roubos e furtos.

Cadê a verba?

Há semanas, uma crise assombra o gabinete do deputado federal Max Lemos (PDT-RJ). Segundo fontes, ele teria demitido metade da equipe responsável pelas emendas parlamentares após um assessor direcionar parte da verba anual, sem aviso prévio, para um hospital no Rio de Janeiro — em detrimento de duas outras entidades que o deputado prometera beneficiar.

A confusão terminou em gritaria e quase agressões físicas dentro do gabinete. Procurado, o parlamentar ainda não se manifestou.

É muito lixo

Salvador vive um duradouro caso de amor — bilionário — com o lixo. Desde 1999, a empresa Battre cuida da coleta de resíduos e do Aterro Sanitário da capital baiana. Mal assumiu o mandato, o prefeito Bruno Reis (União), herdeiro político de ACM Neto, aumentou em 50% a taxa de coleta de lixo.

Agora, uma nova fatura chegou: R$ 2 bilhões (!) para renovar o contrato com a mesma empresa.

Ele sabe demais

Mike Benz, ex-funcionário da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) — entidade apontada como braço da CIA em diversos países — vai participar por videoconferência de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN). Por “questões de segurança”, ele falará à distância.

A expectativa é que Benz traga revelações sobre suposta ingerência norte-americana nas eleições brasileiras — tema que empolga o setor mais à direita do Congresso.

Brasil x Israel

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN) deve votar nesta semana uma moção de repúdio ao governo brasileiro pela saída do País da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.

A decisão foi tomada por Celso Amorim, assessor internacional do presidente Lula, e repercutiu negativamente até entre governos críticos a Israel. Na avaliação de deputados, o Brasil está se isolando e indo na contramão das maiores potências globais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.