Coluna

Coluna Xadrez: Deputado Franscisco Oliveira reforça busca por presidência

Publicado por: Redação | Postado em: 01 de março de 2016

Rubens Salomão

Chiquinho reforça busca por presidência

Continua após a publicidade

Se na disputa realizada em 2014 o deputado estadual Francisco de Oliveira, o Chiquinho, não conseguiu o apoio necessário na base do governo de Marconi Perillo (PSDB) e entre os 41 deputados para ser eleito presidente da Assembleia Legislativa, a história tende a ser diferente na sucessão de Helio de Sousa (DEM) no comando da Casa. A gestão atual será encerrada no final deste e o processo começa a ter articulações internas mais fortes por parte de parlamentares aliados. A diferença é que Chiquinho não tirou o carro da avenida desde o último pleito, há quase dois anos. Durante todo o tempo os colegas o viram como candidatíssimo à presidência e a última manobra pode selar o apoio do governo e, consequentemente, os votos a seu favor. O deputado é o primeiro em Goiás a aproveitar a janela partidária e se tornou o mais novo integrante da bancada do PSDB na Assembleia, depois de sereleito pelo PHS, com 24.889 votos. A ficha de filiação foi assinada na última semana durante encontro com o governador, no Palácio das Esmeraldas.

Liberdade

Em 2014, Francisco de Oliveira chegou a ter o aval do governador para buscar da presidência. Só que Helio, José Vitti (PSDB) e Henrique Arantes (PTB) também tiveram liberdade e tumultuaram a pré-eleição com articulações firmes, à época.

À frente

Ex-secretário de Articulação Política de Marconi, Chiquinhodiz que a troca foi decisão “bastante amadurecida” e que vai trabalhar em parceria com Jean Carlo, que deve disputar mandato de deputado federal. A janela partidária vale até o dia 19.

Boletim Único de Ocorrência

A guinada no setor de Segurança Pública na administração estadual não se resumirá à troca de comando da secretaria, com a saída de Joaquim Mesquita e entrada do vice-governador José Eliton, e reforço de policiamento nas ruas, instituído na chamada “Operação Tolerância Zero”. As alterações também apresentam nova proposta para registro de ocorrência atendidas pela Polícia Militar e que devem ser oficializadas junto à Polícia Civil. Novo sistema integrado tem previsão para começar a ser operacionalizado hoje, segundo o novo delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio. “A partir deste dia 1º de março, está sendo implantado o Boletim Único de Ocorrência. Agora, qualquer viatura da PM poderá registrar a ocorrência em cada setor. Nós vamos conversar e planejar as ações para solucionar os problemas que aparecem na Segurança, apesar das dificuldades enfrentadas”, afirma. A intenção é agilizar o trabalho das policias durante o plantão. Desde o dia 28 de janeiro, ocorrências só são registradas na Central de Flagrantes durante o plantão noturno, a partir das 18h.

Cadastrados

O programa Passe Livre Estudantil (PLE) soma 32.129 estudantes inscritos depois de um mês da abertura do período de cadastramento. Os alunos que fizeram a solicitação entre os dias 25 e 30 de janeiro, já podem fazer a recarrega e utilizar as passagens.

Expansão

O registro do cartão do passe escolar deve ser realizado pelo site do Sitpass até o dia 4 de março. Foram beneficiados 51.206 estudantes em 2015 e o governo deve estender o programaainda neste ano para Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão.

Impacto direto

O Ministério Público Estadual requereu na Justiça a execução provisória da pena de seis réus condenados em primeiro e segundo graus, mesmo antes da análise de do MP. Os pedidos são sustentados na decisão recente do Plenário do STF.

O deputado federal Waldir Soares oficializou ontem a desfiliação do PSDB, depois das insatisfações causadas em processo de prévias para escolha de pré-candidato do partido à prefeitura de Goiânia.

Dentro

Com pré-candidatura definida, o delegado ainda não decidiu qual das dezenas de convites vai aceitar. Os favoritos são Pros e PR. Os dois garantiram a ele liberdade totaldurante a campanha e o comando metropolitano.

Responsabilidade

A Comurg já autuou 4mil proprietários de lotes baldios que deixaramas áreas com mato alto e lixo acumulado. Cada um está sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 2,5 mil. Serão informados pelo Diário Oficial.

Extemporânea

A Justiça acolheu pedido do PM e determinou a retirada de outdoors irregulares contratados pela prefeita de Cidade Ocidental, Giselle Cristina, pré- candidata à reeleição. As placas institucionais teriam feito alusão ao número do partido, configurando propaganda eleitoral antecipada.

Justiça

O Projeto Justiça Itinerante, do TJGO, realiza em Abadia de Goiás, na sexta-feira (11), a primeira edição de 2016. No dia 18, será a vez de Aragoiânia receber a ação.