Coluna

Com Campos quase certo na chapa, PTB pode reforçar Mendanha

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 13 de junho de 2022

No enlace entre o sonho de Gustavo Mendanha (Patriota) e o Republicanos, de Marcos Pereira, urge, com alguma força, o PTB, do bolsonarista Roberto Jefferson no guarda-chuva do projeto mendanhista como oposição à reeleição de Ronaldo Caiado (UB). O repórter Felipe Cardoso ouviu de uma fonte ligada umbilicalmente à estrutura política de Mendanha, que garantiu:
“Foi batido o martelo. Vão anunciar amanhã [segunda, 13]. Isso foi definido na viagem [do candidato Gustavo Mendanha] a São Paulo. Ele foi lá para conversar com o PTB, que também deve vir [para a base mendanhista], mas o primeiro anúncio será o do Republicanos no evento com a presença do presidente nacional do partido [Marcos Pereira].” O que se espera, agora em diante, como diz uma fonte do Republicanos, é que, como uma chapa majoritária mais consolidada – embora sem um vice definido -, os caminhos para Mendanha se tornem cada vez mais arejados, ou seja, com eventos mais robustos e com rostos que estavam escondidos atrás da indecisão entre Caiado e Mendanha. O problema, diz um ex-emedebista, é o que fazer se Marconi Perillo ressurgir, em definitivo, como candidato ao governo. É do tucano, por enquanto, o contraponto, a Caiado.

Por outro lado

Marconi Perillo declarou em evento que está disposto a se unir com Mendanha como estratégia para ampliar a força contra Caiado.

Agenda
O governador Ronaldo Caiado estará em Mimoso de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, nesta segunda-feira (13), para uma agenda que envolve as áreas de habitação, infraestrutura e educação.

Fora

O festival João Rock, realizado em Ribeirão Preto, foi marcado com palavras de ordem contra Jair Bolsonaro. Teve até pedido de “fogo contra os fascistas”.

8° dia

Nesta segunda-feira completa-se oito dias do desaparecimento do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira no meio da Amazônia. Autoridades encontraram mochila e notebook na região.

Mudança de rumo

Ao buscar a reeleição fora do PSDB pela primeira vez, o deputado federal Célio Silveira (agora no MDB) vai enfrentar uma concorrente de peso no Entorno de Brasília. Lêda Borges é vista como sua principal oponente e aproveita ao máximo o fato de ser a única tucana com chances de vitória na região. Além disso, Célio deve perder apoios na sua base Luziânia, Novo Gama e Cidade Ocidental. Nessas duas últimas cidade, Lêda conta apoio dos prefeitos e Célio não.

Flávia Arruda

A ex-ministra Chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Flávia Arruda (PL) almoçou na sexta-feira (10) com os vários prefeitos do Entorno. O anfitrião do rega-bofe político foi o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correia (Progressistas). A leitura mais atenta sugere que Flávia busca votos do Entorno com título de eleitor em Brasília.

Fora do páreo

O PSDB de um modo geral não vive um bom momento. Depois de ficar pela primeira vez sem disputar a presidência da República, no Distrito Federal também amarga um humilhante ostracismo. Senador Izalci Lucas sonhava disputar o Palácio do Buriti, mas nem conseguiu formar um grupo. Para piorar, sequer foi citado na recente pesquisa da TV Record/RealTime Big sobre a disputa eleitoral no DF.

Curta

Cerca de 200 entregadores protestaram no Vaca Brava, onde cobravam valorização.

Compartilhe: