O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026

Condições mais vantajosas embasam adesão de Goiás ao Propag

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 14 de maio de 2025
Secretaria de Economia
Foto: Divulgação

O Governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) os projetos para aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e para sair do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).  

Para quem não se recorda, o programa foi uma iniciativa do governo Lula para ajudar os Estados que estavam endividados com a União. No entanto, o presidente não permitiu que se acumulassem benefícios de ambos os modelos de pagamentos.  

O governo estadual precisava decidir se queria o RRF ou o Propag. Diante da dúvida, Goiás resolveu aderir à segunda opção por possibilitar condições mais vantajosas para reestruturar suas dívidas com a União — com atualização monetária pelo IPCA e juros de 0% ao ano.

Leia mais: Daniel Vilela busca alavancar apoio com a Região do Entorno

Mas não são apenas benefícios. Em contrapartida, Goiás tem que amortizar 20% das dívidas com a União; aplicar, anualmente, 1% do valor da dívida refinanciada em investimentos públicos; e contribuir com mais 1% ao Fundo de Equalização Federativa. 

Francisco Sérvulo, secretário de Estado da Economia, afirma que a migração representa uma oportunidade de corrigir distorções contratuais herdadas de exercícios anteriores, especialmente em relação aos encargos da dívida.  

O secretário aponta que, além de permitir a continuidade do ajuste fiscal, o Propag fortalece a capacidade de investimento de Goiás. De acordo com a Governadoria, a medida também está alinhada ao bom desempenho fiscal de Goiás, que obteve nota A em todos os indicadores avaliados pelo Conselho de Supervisão do RRF nos últimos dois anos. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.