Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Coluna

Confuso quadro político de Formosa aguarda Tião Caroço

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 04 de dezembro de 2023

A centenária Formosa, no Entorno de Brasília, além de estratégica politicamente por ser a porta de entrada das regiões Norte e Nordeste do Estado, passa por um momento de indefinição sobre quem será o candidato a prefeito em 2024 apoiado por Tião Caroço. A confusão é tanta que gerou um imobilismo dos pré-candidatos que não conseguem avançar em alianças. Os até agora seis pré-candidatos não param com reuniões para aglutinar um grupo competitivo, mas os avanços têm sido tímidos. A maioria deles avalia que o aval do ex-prefeito, conselheiro aposentado do TCM e ex-deputado estadual, Sebastião Monteiro, conhecido politicamente como Tião Caroço, é fundamental e esperado por todos. O problema é que ele ainda não viu consistência nos nomes apresentados como pré-candidatos para se bancar por ele. Cauteloso e por ser leal ao governador Ronaldo Caiado, Caroço não vai avalizar alguém que, passada a disputa eleitoral, vire adversário em 2026. Desse modo, a expectativa entre os que aguardam o apoio de Caroço continua tensa. A mais tranquila que lidera a lista de favorita nas pesquisas, a vereadora [Delegada Fernanda] Martins, segue negociando com partidos e outros pré-candidatos. Mas se por um lado ela está bem na intenção de votos, por outro carece de um grupo orgânico. Outro fator é a resistência por parte das famílias tradicionais de Formosa, que a veem sem raízes na cidade. “Como delegada, hoje ela está aqui, amanhã não se pode dizer o mesmo”, conta à Xadrez um destacado personagem de família centenária em Formosa.

Gustavo Marques, a incógnita

Outra incógnita é o prefeito de Formosa, Gustavo Marques, que quer emplacar o sucessor e tem três nomes em sua base: o radialista e empresário Fábio JR, a vereadora Roberta Brito e o também vereador Marquinhos Araújo, todos com proximidade de Gustavo Marques. Tem um porém: mesmo com a máquina na mão, o prefeito terá dificuldades em montar um grupo competitivo devido ao seu desgaste junto à população e parte da elite da cidade.

Continua após a publicidade

Três grupos

A bolsa de apostas em Formosa aponta para três candidaturas fortes: a da vereadora Delegada Fernanda, que está em tratativas com o PL do senador Wilder Morais; a do empresário rural e urbano Brasil Júnior, que tem mantido conversas com vários outros pré-candidatos para formar um grupo forte; e um nome indicado pelo prefeito Gustavo Marques.

Itamar, o retorno

Outro nome que entrou em cena recentemente é o do empresário e ex-prefeito de Formosa, Itamar Barreto, que voltou a comandar o PSD no município. Itamar é um homem decente e conhece como poucos os desafios de Formosa.

Hábil Luís Otávio

A derrota do vereador e pré-candidato a prefeito de Cristalina, Jean Eustáquio (MDB), para a presidência da Câmara de Vereadores mostrou que seu adversário na corrida eleitoral, Dr. Luís Otávio, é um hábil negociador político. Jean contou, além do prefeito Daniel do Sindicato (UB), com o deputado federal Célio Silveira (MDB). Perderam. Dr. Otávio emplacou o aliado, Marcos Fernandes Franco, o ‘Marquim da Feira’.

Simone “causando”

Advogada e defensora de causas sociais, Simone Gomes de Jataí mais uma vez entrou com uma ação para defender uma família de sem terra que vive há anos numa gleba assentada pelo Governo Federal, mas o Incra quer dividir o imóvel. Os assentados não têm recursos para bancar advogado. Simone se comoveu com o drama das pessoas e vai defendê-los. (Especial para O Hoje)