Coluna

Consolidação de Eliton depende de “habilidades dele” no governo

Publicado por: Sheyla Sousa | Postado em: 10 de março de 2018

A senadora Lúcia Vânia (PSB) considera que a pré-candidatura do vice-governador José Eliton (PSDB) tem favoritismo para ser confirmada como alternativa nas urnas para a votação de outubro, mas, até lá, o tucano deverá mostrar “habilidades” no exercício do cargo que assumirá no próximo dia 6. “Ele estará em uma vitrine e a habilidade em manter essa base unida ao mesmo tempo em que toma conta das ações do governo, com atendimento dos acordos com os prefeitos e os investimentos, é que vai assegurar a ele o direito de ser candidato ou não”, afirma a senadora. Sobre a possibilidade de mudança do nome da base até as convenções, em julho, as senadora aponta que “em política, não se tira e põe na hora que se quer”. “Ele será o governador e temos que colocar toda a análise sobre ele mesmo. O José Eliton tem o comando, mas a base aliada tem nomes expressivos. Tem quadros que podem disputar a eleição tranquilamente”, considera Lúcia Vânia na primeira entrevista política de 2018, à Rádio Sagres 730.

Fechado?

Continua após a publicidade

Depois da reunião, frente a frente, com José Eliton há duas semanas, a senadora afirma que a situação de falta de espaço e de reconhecimento no governo, reclamada em 2017, “mudou um pouco”.

Chapa a definir

Apesar do favoritismo, Lúcia prefere não antecipar se será mesmo companheira de chapa de José Eliton (Governo) e Marconi Perillo (Senado). “Essa formação depende de pesquisas e só vai ser efetivada no futuro”.

Regulamentação de tecnologia

O deputado federal goiano Thiago Peixoto (PSD) foi escolhido para ser relator da Comissão Mista Especial da Lei de Informática. A comissão terá como presidente o senador Paulo Rocha (PT-PA). “Essa é uma lei que tem a capacidade de colocar, de fato, o Brasil no Século XXI. Ela poderá possibilitar mais investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Vamos trabalhar para construir um texto que diminua a burocracia e aumente a eficiência da legislação”, explicou o relator. Como a comissão trata de uma Medida Provisória do Governo Federal, o prazo é mais curto. O colegiado tem até o fim de maio para votar o relatório que trata de mudanças em pontos da Lei de Informática Nacional e da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. Elas definem, por exemplo, que para terem acesso a incentivos fiscais para instalação no Brasil, as empresas precisam dar várias contrapartidas, como recursos financeiros, a serem utilizados nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. “A legislação tem de ser atualizada para se adequar a novas situações e novos tempos”. 

CURTAS

Música – Estão abertas inscrições para a 8ª edição do Canto de Ouro. Interessados se inscrevem pela internet até o dia 23. Ao todo, serão contratados 147 profissionais.

Novas vagas – Vereadores aprovaram realização de novo concurso pela Câmara de Goiânia. Serão novas 70 vagas para vários setores da Casa.

Século XXI – Além das duas unidades inauguradas nesta sexta-feira (9), a Seduce entrega neste mês duas escolas como novo padrão em Luziânia. Outras 17 estão em licitação.

Nacional

Alexandre Baldy marcou filiação ao PP para a próxima quinta-feira (15). Deve deixar o ministério das Cidades em abril para ser candidato. Se não o fizer, o plano B é lançar o irmão Joel Braga, de deputado federal.

Fim de novela

Para o mesmo dia, está agendado evento no Palácio do Planalto para anúncio oficial sobre a retomada das obras do BRT Norte/Sul, em Goiânia. A obra foi iniciada em 2015 e tem 22% de realização.

Ampliação aérea

O senador Wilder Morais (PP) apresentou projeto para retirar o monopólio das companhias aéreas nas linhas regulares. “Com mais concorrência, as passagens vão baixar de preço e o número de voos vai aumentar”, espera.

Estudo inédito

A Federação Nacion al do Fisco Estadual e Distrital aponta crescimento médio de 87% nas dívidas já julgadas de contribuintes e empresas com os estados. O levantamento é inédito e analisa dados de todos os estados entre 2010 e 2016.

Valores

O estudo completo será apresentado quarta-feira (14) durante o Fórum Social Mundial, que ocorre em Salvador, na Bahia. Segundo a entidade, a dívida ativa da União chegou à marca de R$ 1,8 trilhão.

Apoio técnico

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo manifestou apoio à interdição total da Marginal Botafogo, entre o Cepal e a avenida Goiás Norte. Pedido apresentado pela vereadora Sabrina Garcêz (PMB).