Coluna

Continua aberto o caminho para os governos de Goiás e Federal

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 24 de junho de 2023

O governador Ronaldo Caiado (UB) faz seus primeiros movimentos sinalizando que é pré-candidato a presidente em 2026. Basta uma olhada mais de perto para perceber que seu tom em relação aos temas nacionais que impactam na vida dos cidadãos, como o arcabouço fiscal e, principalmente, a reforma tributária, tem sido mais crítico. Paralelamente, no quintal doméstico, ele acompanha com lupa as movimentações dos concorrentes fora de seu grupo de apoio, dentre eles, o senador Wilder Morais (PL). O nome que desponta naturalmente é o do vice Daniel Vilela (MDB), escolhido antecipadamente por Caiado para ser o seu candidato. Não à toa que o governador franquia generosos espaços a Daniel no governo. Isto significa que a bola está rolando no campo do vice e que o sucesso da empreitada depende de sua articulação política. Ao delegar essa articulação para o vice chegar em 2026 competitivo, Caiado diz que sua expectativa de poder é a Presidência da República, portanto, a meta é chegar na disputa robusto e com um grande arco de alianças. Sem isso, Caiado perde força nacional e corre risco de não reeleger o substituto. Outro ponto no foco de Caiado é que a possível inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) engessa o principal concorrente da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se ele disser que é pré-candidato a presidente, repete o erro de João Doria e será rejeitado pelos paulistas que, de acordo com pesquisas, querem que ele cumpra o mandato. Outro problema mais grave: se anunciar que vai disputar o Governo Federal em 2026, perde força na gestão. Tudo isso favorece Caiado na pavimentação da estrada rumo ao Palácio do Planalto.

Mangão: “Meu presidente”

No tour de inaugurações no Entorno do DF nesta quarta-feira (21), o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), destacou seu desejo em ver o governador Ronaldo Caiado no Palácio do Planalto. “O senhor só vai ser meu governador até 2026 e, a partir de 2027, meu presidente da República.”

Continua após a publicidade

Alerta à reforma

Parce que o Sinafresp [Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo] ouviu a fala dura de Caiado no encontro dos governadores com Arthur Lira. O Sinasfresp alerta para os riscos ao sistema federativo diante do texto apresentado na proposta de reforma tributária. A mesma tese de Caiado.

Foco no mandato

Ao ser citado como possível ocupante de uma próxima vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho disse que fica horando pela citação do presidente da Alego, Bruno Peixoto, também do UB, mas seu foco agora é no mandato.

Paço à vista*

Gustavo Mendanha (ainda no Patriota) deve filiar-se no MDB de Daniel Vilela apenas em agosto. A ideia é ter tempo para organizar um mega evento para ganhar visibilidade e dar fôlego para eventual candidatura à prefeitura da Capital. Claro, se conseguir o “ok” da Justiça Eleitoral.

Bombeiros atentos

Bombeiros de Niquelândia fizeram simulado para emergência caso uma catástrofe ocorra nas barragens que a CBA constrói no município. Participaram, além dos bombeiros, a Semad, Semma e moradores da região.

Cadê a praça?

A vereadora Gabriela Rodart (PTB) visitou, nesta sexta-feira (23), o presidente da Comurg, Alisson Borges, para cobrar a execução da reforma da Praça da Paz, no setor Cândida de Morais, Região Noroeste de Goiânia. No início do ano, a parlamentar destinou R$ 500 mil de emenda impositiva para a revitalização. (Especial para O Hoje)