Coluna

Contra passaporte da vacina, bispo manda recado a políticos de Goiás

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 28 de dezembro de 2021

Seguindo a mesma linha do presidente Jair Bolsonaro (PL), o bispo de Formosa (GO), Dom Adair José Guimarães, desafiou governos a exigirem da diocese que ele comanda o passaporte da vacina dos fiéis. “Nós não aceitaremos que nenhum prefeito e nem governador venha com essa pilhéria, com esse papo furado de nova ordem mundial de comunismo que quer controlar as pessoas e quer tirar a liberdade das pessoas. Isso é coisa de satanás, nós não vamos aceitar isso”, desafiou durante homilia. O religioso, que duvida da eficácia da vacina contra Covid-19, vai na contramão do que defende, por exemplo, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e da própria Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. 

Preterido  

Nomeado pelo Papa Francisco, em 2019, Dom Adair Guimarães vinha sendo cotado para substituir Dom Washington Cruz na arquidiocese de Goiânia. Mas o indicado foi o mineiro João Justino de Medeiros. 

Continua após a publicidade

Experimento   

Quem segue na mesma linha do bispo de Formosa é a deputada federal bolsonarista Magda Mofatto (PL), indicando que estudos sobre vacinação de crianças ainda estão sendo feitos nos Estados Unidos e na Europa. 

Recesso  

Por conta do recesso de fim de ano, que começou no dia 23 de dezembro e segue até 7 de janeiro, o TCE suspendeu os prazos processuais, que voltam a tramitar a partir do expediente do dia 10 de janeiro. 

Bloqueio 

A partir de janeiro a prova de vida e a atualização cadastral serão feitas no mês de aniversário do servidor, como informa a Secretaria da Economia, cuja regra vale para aposentados e pensionistas. Quem não o fizer, terá o pagamento bloqueado. 

A reboque 

Enquanto a campanha eleitoral não vem, políticos goianos, com ou sem mandatos, pegam carona na entrega de cestas de alimentos, seja pelo governo estadual, seja pelos prefeitos. E postam em suas redes sociais. 

De primeira  

A revelação feita pelo Tribunal de Contas da União, de que o Ministério da Defesa tem comprado picanha e filé para as Forças Armadas com dinheiro que seria para combate ao coronavírus, o deputado federal Elias Vaz (PSB) diz que o fato é resultado da denúncia que fez meses atras, sobre regalias. 

À deriva  

Enquanto cidades baianas e de Goiás estão submersas, a presidente do PT, Kátia Maria, pontua que o presidente Jair Bolsonaro passeia de lancha pelo litoral de Santa Catarina. E o ministro da Economia, Paulo Guedes, segue de férias até 7 de janeiro. 

Inspiração  

O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) foi só elogios ao posar com Michael, craque do Flamengo, ex-Goiás, que está de férias em Goiânia, pelo seu histórico de vencedor, dentro e fora dos gramados. 

CURTAS 

– Ronaldo Caiado começa por Goiânia a agenda de hoje, para a entrega de cartões do programa aluguel social e mães de Goiás, passando por Novo Gama, Caldas Novas e Catalão.