Coluna

CPI quer conferir se tem corrupção na gestão Caiado

Publicado por: Redação | Postado em: 30 de junho de 2022

O meio político sabe como uma CPI começa, mas não sabe quando termina e muito menos o resultado. Muitas delas acabam em ‘pizza’ como se diz na linguagem popular e contribui para aumentar a irritação das pessoas com os parlamentares, principalmente em ano eleitoral. Mesmo correndo riscos, os deputados Humberto Teófilo (Patriota) e Paulo Trabalho (PL), ambos de oposição ao governador Ronaldo Caiado (UB), conseguiram emplacar a CPI da Central de Regulação da Saúde. Só que não é bem assim. Eles não terão vida fácil para levar adiante as solicitações para investigar ou convocar pessoas já que o governo tem a maioria na comissão. Presidida por Tales Barreto (UB), respaldado pelos governistas Francisco de Oliveira (MDB) e o líder Caiadista, Bruno Peixoto (UB), vai ter mais bate boca do que propriamente resultados práticos. A frase que mais será ouvida na CPI será: “Caiado tem medo de quê?” No linguajar político, CPI é pra desgastar quem está no poder, mas a gestão Caiado tem repetido que “neste governo não tem corrupção”. A CPI quer conferir.

Sinal de guerra

As declarações de Ronaldo Caiado na segunda-feira (27) sobre as obras do Aeroporto de Cargas em Anápolis, atribuindo à gestão anterior — leia-se Marconi Perillo — como o “maior crime ambiental que os goianos já assistiram”, ecoaram nas hostes do PSDB. “Além de não entregar nenhuma obra relevante à população, critica quem fez”, rebateu o coordenador dos encontros do PSDB no estado e prefeito de Sancrerlândia, Itamar Leão.

Continua após a publicidade

Proibido

A partir de desta quinta-feira (30), fica proibido a participação de pré-candidatos em programas de rádio e televisão – seja como apresentador ou comentarista. No caso do governador Ronaldo Caiado, suas reuniões política passam a ser depois do expediente das 18 horas.

Agora vai

Finalmente o PT goiano bateu o martelo: Wolmir Amado vai ser apresentado na reunião prevista para segunda-feira (4) aos aliados, PV e PCdoB como o pré-candidato a governador da Federação Brasil da Esperança.

Casa arrumada

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD) comemora os avanços da gestão, principalmente a crônica falta de água e as demandas políticas. “Casa arrumada, agora é acelerar a conclusão das obras e investir no saneamento básico”.

Luiz tem direito

Eurípedes do Carmo, presidente do PSC, partido que tem o senador e pré-candidato ao Senado Luiz do Carmo, diz que um nome de consenso na chapa do governador Ronaldo Caiado será muito difícil. “Somos da paz, não faremos pressão. Mas achamos que Luiz, que está na cadeira, tem direito.”

Ele volta?

Esta é a pergunta ventilada nas redes sociais de Valparaíso sobre o habeas corpus concedido pela justiça ao vereador Paulo Brito (PSC). Ele estava preso sob a acusação de descumprir medida cautelar, manter contato e ameaçar testemunha do caso em que é acusado por corrupção na Prefeitura.

Curta

O deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreine (MDB), gasta ‘sola de botina’ e saliva percorrendo o estado com a engenheira agrônoma e produtora rural, Marussa Boldrin, também emedebista como sua sucessora na Câmara Federal.