Cria x Criador
O ministro Wellington Dias (MDS) nega, mas fontes seguras da Coluna garantem que ele quer o filho, o médico Vinicius Dias, como vice na chapa de reeleição do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Fonteles, porém, resiste e planeja manter o secretário de Educação, Washington Bandeira. O caldo entornou: a cria se voltou contra o criador. O ministro, que ajudava o governador a obter um empréstimo de R$ 2,5 bilhões, agora faz vista grossa — até que o governador reavalie a composição.
Fama & Política
O advogado Jeffrey Chiquini, defensor do deputado Filipe Martins (PL-TO), virou atração nas comissões da Câmara. Reconhecido por seguidores das redes, parou várias vezes para tirar fotos. Chiquini deve disputar o Senado pelo Paraná em 2026, ao lado do deputado Filipe Barros (PL).
Desespero
Tem mais gente apreensiva com a COP30, em Belém. Uma empresa britânica de energia renovável contratou Ronaldinho Gaúcho por R$ 2 milhões para participar de eventos da cúpula — tentativa de garantir mídia e público caso o encontro perca brilho.
Mau clima
A República Dominicana cancelou a 10ª Cúpula das Américas, prevista para dezembro. Oficialmente, por causa do furacão Melissa, que deixou mais de 50 mortos. Mas nos bastidores o motivo é político: a exclusão de Cuba, Nicarágua e Venezuela gerou boicote do México e desunião regional.
Exemplo japonês
O embaixador do Japão, Teiji Hayashi, encerra sua missão no Brasil e apresentou o sucessor, Yasushi Noguchi, que assume em dezembro. O gesto reforça o respeito e o apreço do Japão pela diplomacia brasileira.
Braços abertos
Sete em cada dez brasileiros sabem pouco sobre imigrantes e refugiados, mas 83% defendem o direito de residência no País. Segundo o estudo Oldiversity, da Croma Consultoria, 72% acreditam que o Brasil acolhe melhor que outras nações — embora 39% ainda achem que os imigrantes “ocupam o espaço” dos brasileiros no mercado de trabalho.