Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coluna

Cristalina: boa administração de Daniel ‘cola’ em Jean Eustáquio

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de janeiro de 2024

Um bom gestor público, por mais bem avaliada que seja sua administração, corre risco para eleger o sucessor. Transferir votos depende muito das variantes, mas uma é essencial: ter um bom candidato. O prefeito de Cristalina, Daniel Vaz (UB), cumpre seu último ano do segundo mandato com altos índices e avaliação positiva. Este é o ponto de inflexão que ele trabalha para eleger o seu escudeiro político, o vereador Jean Eustáquio (MDB), seu sucessor. A proposta estratégica é ‘colar’ o êxito da gestão em Jean Eustáquio. Pesquisas de avaliação feitas no final de 2023 mostraram que esta estratégia está no caminho certo, com uma ligeira vantagem de Jean sobre seu adversário, médico e vice-prefeito Luís Otávio (sem partido). Esta análise do quando eleitoral de Cristalina foi discutida entre o prefeito Daniel e seu xará, o vice-governador e presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela. Outro assunto abordado foi o peso dos apoiadores do pré-candidato a prefeito Jean Eustáquio que, sendo eleito, terá os deputados federais Célio Silveira (MDB) e Flávia Moraes (PDT), juntamente com o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), e o líder do governo de Ronaldo Caiado na Alego, deputado Wilde Cambão (PSD), somando recursos à gestão de Jean. Além desse time, em que pese alguns grandes empresários do agronegócio terem declarado apoio ao médico Luís Otávio, o prefeito Daniel estreitou relacionamento da prefeitura com pequenos e médios produtores para fazer o contraponto.

O perde-ganha de Luís Otávio

Dr. Luís, como é conhecido politicamente o médico e pré-candidato a prefeito de Cristalina, Luís Otávio, negocia sua filiação ao PL, comandado em Goiás pelo senador Wilder Morais, ou o PP de Alexandre Baldy. Acontece que esta ‘negociação’ tende a gerar desgaste entre o Dr. Luís e as legendas. Se ele for para o PL, automaticamente o PP passa a apoiar Jean Eustáquio. Se migrar para o PP, perde o apoio do agronegócio e corre risco de o PL lançar um candidato com o apoio de Jair Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Agro na oposição?

O boom do agronegócio em Cristalina tem sido crescente desde a gestão de Antônio de Andrade, falecido recentemente, passando por Luiz Attié e desaguando em Daniel [do Sindicato] Vaz. Caso Jean Eustáquio seja eleito prefeito no confronto com parte do agro, essa tradição de parcerias tende a sofrer abalos.

Ibaneis e Celina

Sem uma proposta concreta para fazer o contraponto à gestão da dupla, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e sua vice, Celina Leão (PP), o PT e seus associados de esquerda vão tentar desgastar a relação política entre os dois. Celina será o alvo, pois foi apontada por Ibaneis como sua sucessora natural.

Expedição Safra

A partir desta segunda-feira (15), o Sistema Faeg/Senar/Ifag dá início à Expedição Safra Goiás com quatro equipes que percorrerão cinco regiões goianas, em dez rotas, passando por aproximadamente 80 cidades, totalizando mais de 5,8 mil quilômetros. Haverá coletiva de imprensa às 7h30 de segunda-feira, na sede da Faeg, para detalhar a expedição.

Daniel no Entorno

As parcerias entre o governo do Estado e os municípios dentro do Programa Goiás em Movimento para obras de recapeamento asfáltico foram retomadas nesta quarta-feira (10) em Planaltina de Goiás. O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, acompanhado pelo prefeito do município, Cristiomário Medeiros (UB), e o presidente da Amab e prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), abriram o programa no Entorno. (Especial para O Hoje)