O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Daniel age para gestão que começa em abril e para que termina em 2030

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 8 de janeiro de 2026
Daniel
Foto: Jota Eurípedes e André Saddi

A última vez que o MDB ganhou eleição de governador foi há 32 anos. Daqui a 80 dias, este tabu vai ruir. Ronaldo Caiado, que renunciará em 31 de março, será substituído por Daniel Vilela, presidente regional do partido. Para isso, desde 2025, tem grupos focados em cada área da gestão, tanto a que começa daqui a dois meses e pouco quanto aquela a que concorre, de 2027 a 2030. 

Um dos grupos mais avançados em planejamento é o que cuida do principal item da economia goiana, as commodities. Na área de produção rural, traçou eixos como a nova fronteira agropecuária, o Vale do Araguaia, unindo ainda o Norte e o Vale do São Patrício. Na região, prefeitos como Rodrigo Tavares (Nova Crixás, a nova estrela do Estado) são ouvidos por Daniel e sua equipe quanto aos pilares: infraestrutura, pesquisa, tecnologia, ater (assistência técnica e extensão rural). Será necessário duplicar a Rodovia do Boi, um conjunto de GOs de Inhumas a Porangatu, passando por Inhumas, Itaberaí, Itauçu, Goiás, Faina, Araguapaz, Mozarlândia, Mundo Novo, São Miguel do Araguaia e Novo Planalto, além da Nova Crixás de Tavares.

A articulação vai incluir investimentos privados, municipais, estaduais e federais. Serão necessárias pontes como a do Cocalinho e a interface entre as ferrovias Norte-Sul e Integração do Centro-Oeste (Fico). O circuito já dispõe dos maiores frigoríficos, o de aves (em Itaberaí) e o de bovinos (em Mozarlândia). Sem contar que minério ali é mato: tem terras raras (Minaçu), ouro (Crixás, Faina, Pilar), cobre (Alto Horizonte), esmeraldas (Ouro Verde), níquel (Barro Alto e Niquelândia). 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.