Coluna

Daniel e Tarcísio em defesa de Caiado na discussão da reforma

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 30 de junho de 2023

Os primeiros movimentos do governador Ronaldo Caiado ao contestar pontos da proposta de reforma tributária têm desagradado setores que representam os interesses da indústria. Mas, em que pese ser minoria entre esse segmento da economia e de um bom número de governadores, Caiado tem apoio de inúmeros prefeitos em vários Estados, principalmente na Região Centro-Oeste e os goianos. Agora, soma-se na defesa da tese de Caiado sobre a quebra do pacto federativo – caso o texto da reforma seja aprovado como está – o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Além dele, o vice-governador e presidente regional do MDB, Daniel Vilela, tem intensificado conversas nos bastidores e mesmo em declarações públicas endossando a tese do governador na defesa dos interesses federativos. O vice, assim como Caiado, acredita que os Estados emergentes, como Goiás, terão muitas perdas de receita. Cita como exemplo o agro, que será taxado, e os setores de serviços que mais geram empregos e contribuição fiscal. Outro ponto que Daniel destaca no projeto da reforma tributária é que os profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados e prestadores de serviços de um modo geral, vão ser penalizados mais que em outras categorias.

Longo caminho e muita conversa

A batalha ainda não começou, mas promete muita luta das partes envolvidas, principalmente Estados e municípios que temem perdas. Superar essas diferenças será o desafio dos deputados e senadores. Os cerealistas já batem bumbo dizendo que vão pagar mais impostos do que as cooperativas.

Continua após a publicidade

Último dia

Nesta sexta-feira (30), vence o prazo para o envio de informações complementares à prestação de contas dos municípios. Essas informações complementares são relativas ao cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo TCMGO.

Ação Social

O deputado estadual Julio Pina (SD) promove, no próximo sábado, 1º de julho, a 7ª edição da Ação Solidária, em Senador Canedo. O evento irá oferecer entre 8 e 13 horas de atendimentos gratuitos na área da saúde, orientação jurídica, corte de cabelo, recreação infantil e vários outros serviços.

Ação Solidária

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Setor Monte Azul, promove Ação Solidária para arrecadar alimentos. O ingresso custa 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às obras sociais da Paróquia.

Palestra no Sincor

A jornalista e palestrante Giuliana Morrone faz palestra nesta sexta-feira (30), em Goiânia, às 16h30 no auditório do Sincor-GO, sobre a importância do ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) para as cooperativas de crédito e as empresas em geral.

Fórum de Habitação

O Fórum Goiano de Habitação (FGH), formado pela associação entre a Ademi-GO, Sinduscon-GO, Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU) e SecoviGoiás, emitiu nota em apoio ao Projeto de Lei que regulamenta contratos de obras públicas, aprovado em segunda votação na Alego. (Especial para O Hoje)