Coluna

Daniel Vilela defende transporte do Entorno no modelo de Goiânia

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 17 de março de 2023

A questão do transporte urbano entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno, tornou-se uma prioridade absoluta do governador Ronaldo Caiado (UB) e prefeitos da região. A escolha da secretária da Região do Entorno, Maria Caroline Fleury demonstra o caráter de urgência na busca de uma solução para os crescentes aumentos da tarifa das passagens entre as cidades goianas e Brasília. Além de Caroline, agora entra em cena o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) no reforço político para um desfecho que atenda o clamor da população. Ao cumprir agenda em Brasília nesta quarta-feira (16) representando Caiado, o vice teve extensa agenda de trabalho. Entre as prioridades, moradias populares e mobilidade urbana. Sobre esta demanda, ele disse que “há recursos no orçamento [da União] para a área de mobilidade. Queremos replicar o modelo [do transporte urbano] que adotamos com tanto sucesso em Goiânia também na região do Entorno”, reforça Daniel. Ele lembrou que esse modelo “há quatro anos a tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia não tem reajuste”.

Passe livre na interlocução

Daniel Vilela tem passe livre na interlocução com boa parcela dos ministros e secretários executivos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de ter sido deputado federal, ele também construiu uma relação de amizades com a safra de executivos públicos que ocupam cargos na Esplanada, sem contar que o MDB é um dos aliados fortes de Lula no Congresso. Outro ponto a favort do vice desse trânsito político, é sua interlocução com a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Continua após a publicidade

Aumento suspenso

O prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomário (UB) conseguiu na justiça suspender o aumento de 12% na tarifa de ônibus entre o seu município e Brasília. Outra determinação foi para que haja uma licitação do transporte urbano no município.

Blocão PP e UB

Nem federação partidária e muito menos fusão, mas o PP e União Brasil vão atuar em conjunto num blocão. Isto significa mais um dor de cabeça para o presidente Lula que ainda não tem maioria para arriscar a aprovação de projetos importantes de seu governo. Além disso, acalma um pouco a turma do UB na Câmara que briga por cargos.

Ibaneis, o retorno

“Estou muito, muito feliz! Acho que sou a única pessoa que conseguiu tomar posse três vezes no Palácio do Buriti, em 1º de janeiro de 2019, em 1º de janeiro de 2023 e hoje”. Frase do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) ao reassumir o cargo depois da suspensão imposta pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Pellozo transparente

O prefeito de Canedo, Fernando Pellozo (PSD) recebeu nesta semana o selo Excelência em Compras Públicas em 2022 pelo comprometimento com a eficiência, eficácia e modernização das licitações e contratos administrativos.

Marussa Boldrin

Deputada federal eleita por Goiás, representante de Rio Verde e Região, Marussa Boldrin (MDB), participou nesta quarta-feira (15) de duas comissões permanentes na Câmara Federal por indicação do MDB. Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural como titular, e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável como suplente.