Coluna

Daniel Vilela sinaliza construir uma grande frente política para 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 30 de janeiro de 2023

Os primeiros movimentos do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) sugerem que ele caminha rumo à construção de uma grande frente ampla para disputar o governo em 2026. Suas aparições públicas representando o governador Ronaldo Caiado (UB) mostram que ele terá protagonismo político e administrativo, vivendo na prática os desafios da gestão pública. Com isso, Daniel mostra que aprendeu rápido e que uma eleição se faz com a união de lideranças políticas. Então, é hora de construir o futuro agora e mirar no exemplo do governador Caiado que o convidou para ser seu vice antecipadamente. Mesmo sendo criticado por aliados e visto por adversários como uma precipitação, o tempo e o resultado da eleição mostraram que Caiado estava certo. Esta é uma das lições políticas que o vice aprendeu com o governador e com seu, Maguito Vilela. Líder conciliador e paciente, Maguito tem sido a referência de Daniel apontando. Não é à toa que aproximou-se do grupo de Gustavo Mendanha e do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, ambos do Patriotas. Pelos buchichos de bastidores, tudo indica que o caminho de uma grande frente ampla liderada por Daniel começa por Aparecida, cidade que seu pai governou e é referência em gestão pública. Nessa engenharia política, não será surpresa se Mendanha vier para o grupo e disputar o Senado em 2026. Uma aliança dessa magnitude e a baciada de prefeitos que estão na base de Caiado, seria meio caminho andado para Daniel chegar em 2026 como franco favorito ao Governo de Goiás.

De olho em Pedro Sales

Ronaldo Caiado tem um time de auxiliares a nível de seleção, mas na equipe, o que mais se destaca é o ‘Messi do governador’ e titular da futura Secretaria de Infraestrutura, Pedro Sales. No início do governo era visto como técnico, mas com o tempo, provou ser um habilidoso articulador político sendo hoje um dos auxiliares mais requisitados pelos prefeitos. Nessa toada, Pedro Sales pode ser o vice que agrega votos ou favorito a uma cadeira no Congresso em 2026.

Continua após a publicidade

PSDB de hoje…

… é o MDB de 1998 quando o jovem ‘Menino da Camisa Azul’, Marconi Perillo passou como um trator sobre a sigla, derrotando a maior liderança à época, Iris Rezende. Agora, 23 anos depois desse feito, a situação se inverteu: Daniel Vilela é a cara jovem do MDB que encara o simbolismo da modernidade enquanto o PSDB, é um retrato congelado no tempo.

Desafios de Marconi

Se Marconi quiser ser o Lula que sofreu derrotas e revés, mas persistiu e retornou ao poder, terá que oxigenar o partido. Sem gente com ideias novas, arejadas e contemporâneas, não terá chances de reconquistar a antiga glória. Nenhum partido sobrevive se não tiver sinergia, uma bandeira e perceber o inconsciente de massa. Os tucanos não sabem fazer oposição.

Jovair na Segov

Demorou, mas o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) se prepara para dar uma virada na gestão, principalmente no contencioso político com a Câmara de Vereadores. É a tal história: “Se não tem as manhas, chame um profissional” e ele chamou. Nesta segunda-feira (30), às 10 horas, toma posse na Secretaria de Governo de Goiânia e craque em política, Jovair Arantes.

Reeleição garantida

O prefeito de Jataí Humberto Machado (MDB) caminha para ter uma reeleição tranquila. Até agora, o único nome que circula na cidade e que pode enfrentá-lo nas urnas, é o da advogada e influencer de sociais, Flaviane Scopel. A conferir.