Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Coluna

Daniel Vilela trilha o caminho de Maguito em busca da IA

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 09 de novembro de 2023

Em 2013, o então prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), tomou a decisão de modernizar os sistemas da administração tributária e gestão dos setores sociais básicos do município. Foi o primeiro passo para transformar Aparecida entre as 100 cidades mais tecnológicas do País e a primeira em Goiás. Assim como seu pai, Maguito, o vice-governador e presidente regional do MDB trabalha ao lado do governador Ronaldo Caiado fomentando ideias que contribuam na prestação de serviços à população nos diversos setores da gestão. Em todas as discussões estratégicas que participa, Daniel gosta de citar exemplos significativos da Inteligência Artificial (IA). O exemplo mais concreto foi sua ida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nesta terça-feira (7) para captar cerca de R$ 1 bilhão em recursos federais. Esse recurso será destinado para investimentos em projetos de Inteligência Artificial. Mais do que um ato burocrático e de agenda governamental, tem um simbolismo que remete ao futuro, tanto na educação em Goiás, quanto na sua industrialização. “Nosso Estado é referência em tecnologia e nós vamos estender nossa área de atuação, consolidar e ampliar a liderança de Goiás no cenário nacional.” De fato, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG é uma das prioridades do governador Ronaldo Caiado e Daniel Vilela para receber recursos.

Mediador cauteloso

Ao contrário do que os críticos de plantão sussurram, Daniel Vilela não é um líder que força alianças ou consensos. Segue a cartilha de Ronaldo Caiado, que prefere a mediação entre grupos antagônicos da base, que arbitra nome ou apoio. Isto só ocorre depois de exaustivas negociações e, mesmo assim, deixa portas abertas para o entendimento no futuro. Esse estilo “monge budista de Shaolin” mostra aos interlocutores que o tempo é o senhor da razão.

Continua após a publicidade

Casas em Iporá

Na segunda-feira (13), o governador em exercício, Daniel Vilela (MDB) entrega à população carente de Iporá 50 casas do Condomínio Rolandina Azevedo Leite, mãe do prefeito Naçoitan Leite (UB). De acordo com o prefeito, Daniel deve anunciar a construção de mais 50 casas.

Marconi e Lula

Circulam no meio político buchichos dando conta que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) se aproximou do presidente Lula e não descarta uma aliança com o PT em Goiânia e Anápolis. Essa proximidade casa com os interesses petistas em reforçar as candidaturas de Adriana Accorsi em Goiânia e de Antônio Gomide em Anápolis.

Oposição raiz

Segundo aliados de Marconi Perillo, a ideia é colocar o pé na porta de Caiado e derrotá-lo em Anápolis, pagando com a mesma moeda quando Caiado venceu Marconi em sua terra, Palmeiras de Goiás.

PSDB do PT

Essa aliança, de acordo com o serpentário de Brasília, tem o dedo do deputado federal Aécio Neves, amigo de Marconi. Aécio, dizem, quer disputar o Governo de Minas em 2026 e trabalha para ter o PT como aliado.

Vice de Wilder

Os tucanos parecem que estão em revoada, cada qual indo para um lado, numa espécie de migração em busca de um ninho para ser chamado de seu. O exemplo mais pragmático dessa diáspora em Goiás é o da deputada federal Lêda Borges (PSDB), que se abrigou junto ao PL. Segundo os mexericos de Valparaíso, ela quer salvar o mandato de deputada federal em 2026 ou ser vice de Wilder Morais. (Especial para O Hoje)