Coluna

Darrot, Ana Paula, Vanderlan e Bruno, ases da base caiadista

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 15 de novembro de 2023

As idas e vindas da base política do governador Ronaldo Caiado (UB) e de seu vice, Daniel Vilela (MDB), em busca de um candidato para disputar a Prefeitura de Goiânia têm uma nova dupla: o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot, e a empresária Ana Paula Rezende, os dois emedebistas. Antes, as especulações giravam em torno do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), e do senador Vanderlan Cardoso (PSD), todos eles tidos como líderes importantes. Por conta da conjuntura nacional, Vanderlan perde força devido à intenção de seu partido ter candidato a presidente da República em 2026. Caso fosse eleito prefeito de Goiânia — a não ser que ele mudasse de partido —, seria um adversário de Caiado que também pretende disputar o Governo Federal. No caso de Bruno, depende do sim de Caiado, que deve ter conversado como ele na viagem à China. Os sinais serão conhecidos nos próximos meses: se Bruno permanecer em silêncio, mas seu grupo se movimentar nos bastidores, significa que o governador pediu a ele mais tempo para avaliar outras opções. Se não houver nenhum movimento “Bruno prefeito”, a leitura é que seu projeto será disputar vaga para deputado federal em 2026. Nesse caso, a dupla Ana Paula Rezende e Jânio Darrot ganha tração com Darrot migrando para o União Brasil. Mais emoções nos próximos capítulos.

Rogério à espera de Caiado?

A mídia goiana, de um modo geral, atesta que a dupla Ana Paula e Jânio Darrot é a preferida de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, mas o entorno do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), acredita que haverá reciprocidade de Ronaldo Caiado ao prefeito. Isto porque Rogério foi contra o Republicanos e João Campo para apoiar a reeleição de Caiado.

Continua após a publicidade

Amigos, política…

… à parte costuma ser a regra que rege as relações entre lideranças em tempos de eleições. Caiado tem um projeto nacional e depende muito de alianças com outras legendas. No caso do Republicanos, não foi à toa que Caiado levou à tiracolo na viagem à China o presidente da legenda em Goiás e prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

Naçoitan no MDB

Ao lado do prefeito Naçoitan Leite, que anunciou sua ida para o MDB, e do presidente do PP e da Agehab, Alexandre Baldy, o governador em exercício, Daniel Vilela, cumpriu agenda em Iporá nesta terça-feira (14). Ele entregou à população de baixa renda 50 casas populares construídas dentro do programa Casas a Custo Zero em parceria com a prefeitura.

Reviravolta política

Naçoitan passa a comandar o diretório municipal e vai coordenar a chapa para prefeito com o União Brasil na cabeça e o MDB na vice com o apoio do PP e do PL. “Será uma chapa imbatível”, comemora Naçoitan.

 “Notícia Crime”

O presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe, protocolou nesta terça-feira (14)  “notícia-crime” junto ao Ministério Público Federal solicitando que seja efetivada ampla investigação sobre possível “corrupção na cassação dos vereadores do Cidadania” Marlon Teixeira e Professor Márcio Carvalho.

Caso de polícia

Se for confirmada tramoia na cassação dos vereadores do Cidadania, deixa de ser uma ação política e vira caso de polícia. Por isso, a nota do Cidadania “reitera sua confiança na Justiça e espera a elucidação integral desses acontecimentos”.  (Especial para O Hoje)