Coluna

De olho em 2026, Celina e Prudente não desgrudam de Ibaneis

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 15 de junho de 2023

Por não ter eleições municipais, lideranças políticas do Distrito Federal focam em prefeitos e vereadores aliados na Região Metropolitana do Entorno. Os gestos de apoios, em sua maioria, visam os mais de 100 mil eleitores dos municípios vizinhos que votam em Brasília. Não só quem disputa a Câmara Legislativa ou o Congresso, mas, sobretudo, a cadeira do Palácio do Buriti. Na atual safra dos mandatários do poder no DF, três personagens têm agendas abertas com lideranças do Entorno. Encabeça a lista de audiências o governador Ibaneis Rocha (MDB), seguido pela vice Celina Leão (PP) e o ex-presidente da Câmara Legislativa e agora deputado federal, Leonardo Prudente, também emedebista. Tanto Celina quanto Prudente almejam disputar a cadeira número 1 do DF e ambos contam com o apoio do governador Ibaneis. Ao contrário do que a oposição diz, Ibaneis será um influente aliado. Mesmo com Celina assumindo o governo, já que o governador vai disputar o Senado, ele terá muita influência junto aos eleitores. O problema é que Leonardo Prudente também quer conquistar a vaga de governador, pretensão que bate de frente com Celina. Não é por nada que, dia sim, outro também, ambos não desgrudam de Ibaneis nos eventos públicos. Celina terá vantagem pois vai estar com a máquina na mão, mas Prudente tem o controle da Câmara Legislativa com cinco deputados distritais do MDB. Não é pouco.

Uma pedra no caminho da vice

Celina Leão tem feito declarações, em tom de brincadeira, que ela e Prudente sempre foram aliados e conta com o apoio dele em 2026. Mas, em política, nem todos os sorrisos e salamaleques significam “amigos para sempre”. Quando muito, só tapinhas nas costas, se possível cravando uma simbólica facada (êpa!). O fato é que Prudente será uma pedra na trajetória de Celina em 2026.

Continua após a publicidade

Siglas cobiçadas

De acordo com o TSE, tem 16 partidos em formação aguardando para obter o registro e outros com pedido de fusão. Até abril de 2024, haverá alterações nas alianças partidárias, mas MDB e União Brasil são as mais cobiçadas e devem liderar as preferências dos pré-candidatos a prefeitos.

Festa de Trindade

A tradicional Festa de Trindade, que tem início em 23 de junho e vai até 2 de julho, já mudou o perfil da cidade. Ruas cheias, romeiros chegando e muita gente procurando quintais e casas para alugar.

Turismo da fé

O prefeito Marden Júnior diz acreditar que a festa vai gerar mais de R$ 40 milhões durante os 10 dias e mais de 6 mil empregos serão criados. Na área de saúde, terá 300 servidores à disposição e quase 3 mil profissionais de segurança e bombeiros para garantir o bem-estar de todos os fiéis e visitantes.

Sanclerlândia segura

Na quinta-feira (22), o prefeito de Sanclerlândia, Itamar Leão (PSDB), apresenta oficialmente à população a primeira turma da Guarda Civil Municipal. “O efetivo conta com 10 pessoas e tem como missão segurança dos prédios públicos e policiamento preventivo. Todos vão trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil”, diz Itamar.

Blitz de vereadores

Três vereadores de Planaltina, Carlim Imperador, Victor Dimba e Genivaldo Fagundes, fizeram uma blitz na área da saúde do município atendendo denúncias por falta de pagamento dos médicos e a contratação de empresas que não estariam prestando serviços. Com a palavra, o prefeito Cristiomário Medeiros. (Especial para O Hoje)