Coluna

Denúncia do El País sobre tortura chama atenção da ONU

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 15 de janeiro de 2022

A situação carcerária brasileira é um problema endêmico: superlotação, conflitos e, principalmente, falta de respeito no tratamento aos presos e familiares. Não diferente de muitos estados, Goiás enfrenta há anos uma escalada de embaraços. Um relatório da Comissão Pastoral Carcerária, assinado por 141 instituições – de 18 estados da federação – apontou que, em comparação com o ano passado, houve aumento de 126% dos casos de torturas nos presídios do Estado. Não passou despercebido que um dos policiais penais, Josimar Pires, sob suspeita de tortura assumiu a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). A cada cinco anos representantes da ONU vêm ao Brasil para averiguar situações do tipo. A pressão acerca da situação poderá atrair a organização internacional ao Estado, tendo em vista que repercutiu nacionalmente esta semana.

Folha

A colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, uma das mais respeitadas do Brasil, divulgou o relatório, baseado boa parte em uma reportagem publicada na versão brasileira do EL PAÍS. Foi no veículo, que o colunista da Xadrez, então jornalista freelance, revelou áudios de Josimar Pires assumindo torturas e ameaçando outros colegas de farda que o denunciarem. 

Fonte

O jornal O Popular, embora tenha publicado cartas de presos denunciando violações de Direitos Humanos, não citou a reportagem do EL PAÍS, que revelou os áudios ao anunciar na edição impressa de ontem a apuração do MP. 

Ato típico 

Cada vez mais esvaziado, sem aquela áurea de salvador, Paulo Guedes outra vez foi contrariado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao entregar a execução do Orçamento para o Centrão. Acostumado, Guedes deverá ficar à mercê das consequências. 

Fatia do bolo

Em entrevista, o pastor da Assembleia de Deus e bolsonarista Silas Malafaia, reconheceu, certamente aborrecido: “Claro que Lula tem voto no mundo evangélico. Não sou idiota, não conheço unanimidade”.

Imunização

O deputado Humberto Teófilo (PSL) disse que o prefeito de Catalão, Adib Elias (PODE), vai proibir crianças de frequentarem as aulas caso não se vacinem. Por outro lado, a prefeitura afirma que dará dez dias, após a matrícula, para que seja apresentado comprovante de vacinação. Embora questionasse três vezes sobre a fala do deputado, a gestão de Adib Elias não respondeu. 

Atenção

O Corpo de Bombeiro foi acionado às 13h de ontem para verificar a situação de moradias no residencial Recanto do Bosque após enchente do rio Meia Ponte. Impressiona o cuidado dos bombeiros, cuidadosos e atentos com água quase na cintura para ver o que famílias perderam. Pelo menos 7 casas ficaram alagadas. 

Renovação

Na segunda-feira (17) 86 profissionais indicados por entidades de classe e instituições de ensino das Engenharias, Agronomia e Geociências vão tomar posse no Crea-GO. Anualmente, há a renovação de 1/3 dos conselheiros. Dos 86, 38 foram indicados pela UFG, UEG, IF Goiano, Senge-GO e outros.

Curtas

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) voltou na sexta-feira (14) a despachar no Paço.

Compartilhe: