Coluna

Depois de Caiado, Vilmarzinho busca parceria com o governo Lula

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 28 de fevereiro de 2023

Pragmatismo puro é o que move o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriotas) quando se trata de alianças administrativas. Buscou aproximar-se do governo de Ronaldo Caiado (UB) e do vice, Daniel Vilela (MDB), adversários durante a campanha eleitoral de 2022. Para os críticos de plantão, ele ‘rompeu’ com o aliado e ex-prefeito, Gustavo Mendanha, no entanto, Vilmar tem a resposta pronta: “Sou grato aos aliados, mas minha prioridade como prefeito, é resolver os problemas da população de Aparecida e para isto, não tem barreiras partidárias”. Agora mira o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e novamente recorre ao pragmatismo político. Vilmar precisa ampliar o aporte do Ministério da Saúde para manter o serviço de excelência na unidade especializada em cirurgia cardíaca, no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). A prefeitura banca R$ 15 milhões por mês, enquanto o Ministério da Saúde só R$ 5 milhões. Vilmar quer ampliar o recurso federal, para tanto, endereçou ofício ao ministro-Chefe da Casa Civil convidando ele, o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade para a inauguração da unidade especializada em cirurgia coronária. O gesto, além de parceria administrativa, tem um simbolismo político. O HMAP foi inaugurado em 2018 e, antes da cassação da ex-presidente Dilma Rousseff, o ministro da Saúde Era Alexandre Padilha que ajudou com recursos na edificação e compra de aparelhos.

Sede da UFG concluída

Outra importante obra em parceria com o Governo Federal é a sede da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida. Hoje a instituição funciona em prédio alugado da Universidade Estadual de Goiás (UCG). O prefeito Vilmar busca concluir a ligação de água e de energia elétrica para ser entregue à UFG.

Continua após a publicidade

Lucas, o anteparo

A secretaria Institucional comandada pelo ex-deputado Lucas Vergílio (SD), terá um papel político estratégico. Ele será a ponte e anteparo nas demandas de lideranças políticas antes de chegar até o governador, principalmente deputados. Como todos recorriam ao governador com pedidos de toda ordem, agora terá um melhor encaminhamento.

Fim da isenção

A queda de braços entre a ala econômica e a política do governo do presidente Lula, venceu a equipe do ministro da Economia, Fernando Haddad. Lula decretou o fim da isenção de impostos federais sobre a gasolina e o etanol a partir desta quarta-feira (1°/3).

Pellozo elogiado

Em reunião com o governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD) e a primeira-dama do município, Simone de Assis, Caiado gravou vídeo ressaltando a moralização administrativa na gestão de Pellozo.

Fim dos lixões

A consulta pública sobre o fim dos lixões em Goiás, conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréia Vulcanis entrou em fase final. A discussão que trata do fim dos lixões no Estado foi aberta no âmbito do novo marco regulatório do saneamento básico em Goiás.