Coluna

Deputado Zé Carapô tenta atrelar Caiado à esquerda

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 11 de maio de 2022

O mais aguçado dos opositores do governador Ronaldo Caiado (UB) na Alego, o deputado Zé Carapô (Pros), compartilhou uma fake news nas redes sociais associando o recém-empossado Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado de Goiás, Vitor Cadillac, ao PSOL, considerado pelo parlamentar bolsonarista como “partido de extrema esquerda”. Basta uma pesquisa no TRE que sabe-se que Cadillac já foi do PSOL, como também passou pelo PL e, atualmente, está no PDT. Em período pré-eleitoral, e sem conseguir perdoar os agrados de Caiado a adversários em Jataí, cidade onde amargou derrota na disputa pela prefeitura, Carapô quer atrelar a imagem do governador à esquerda. Talvez a proximidade de Caiado ao prefeito próximo de Daniel Vilela, Humberto Machado, tenha enfraquecido Carapô. Colegas de Casa tentam explicar o ranço do parlamentar com Caiado, mas entendem que houve enfraquecimento do parlamentar na região, onde é produtor rural. Na Alego, é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Incondicional

O senador Luiz do Carmo (PSC) disse à Xadrez que não ficou chateado com Jair Bolsonaro por ter sido escanteado na pré-candidatura ao Senado. É que o presidente declarou apoio ao nome de Wilder Morais na chapa de Vitor Hugo, ambos do PL. “Estou com o presidente até o fim”, disse ele. 

Pegou o adversário 

A base caiadista em Águas Lindas de Goiás — Entorno de Brasília — perdeu muitos aliados se comparada com a disputa eleitoral de 2018. O principal deles foi Marco Tulio Pinto da Silva que deixou o DEM carregando um fardo de mágoas. Em 2020, Ronaldo Caiado (UB) gravou vídeo apoiando o atual prefeito, Lucas Antonietti (Podemos) ao invés de Wilson Carvalho (DEM), candidato apoiado por Túlio.

Mendanha na cabeça

Hoje, Águas Lindas tem três pré-candidatos a deputados federal: José Nelto (PP), Francisco Júnior (PSD) e o ex-prefeito Hildo do Candango (Republicanos). O problema é a profusão de pré-candidatos a deputado estadual, responsáveis por ‘puxar’ votos, sendo que a maioria apoia Gustavo Mendanha (Patriota) ou Marconi Perillo (PSDB).

Agnelo reaparece

Depois de amargar ostracismo político devido aos processos judiciais que sofreu, o ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) está de volta. Ele se prepara para disputar vaga de deputado federal tendo como ponto de partida, “a vitória da justiça contra uma implacável perseguição política do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios”.

Cara ou coroa

Para dar cara à gestão de Ronaldo Caiado, o governo “acabou” com o Bolso Universitária e criou o Universitário do Bem. O programa financia o estudo de estudantes. 

Pago

Na segunda, o governo anunciou que quitou débito da última parcela de dívida de R$1.049.656,75 deixada pelo ex-governador José Eliton (PSB). Receberam R$ 76 milhões 82 faculdades e universidades em todo o Estado. 

Alarmante

Num cenário em que Goiás tem cinco vezes mais casos de dengue por 100 mil habitantes que a média nacional, as autoridades de saúde estão se unindo aos condomínios para combater o mosquito Aedes Aegypti em Goiânia.

Preocupação

Prefeitura de Goiânia, Associação de Condomínios, Secovi e Fecomércio promovem nesta quarta-feira (11) workshop para debater a situação epidemiológica da dengue e outras arboviroses na capital. A ideia é mobilizar e capacitar os condomínios para o enfrentamento da questão sanitária.

Curta

Entre janeiro e abril deste ano, 1.680 postes foram danificados por acidentes de veículo –  uma média de 14 batidas por dia. Segundo dados da Enel Goiás, houve aumento de 30,7% de 2021 para 2022.

Compartilhe: