Coluna

Deputados divergem sobre ação policial contra Alexandrino

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 27 de agosto de 2021

Repercutiu na Assembleia Legislativa, durante a sessão de ontem, a ação policial do DF, em que o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, foi um dos alvos, com mandado de apreensão em sua residência, em um condomínio em Goiânia. A operação visa desarticular atuação de um grupo criminoso acusado de fraude em contratação de uma Organização Social que Alexandrino já presidiu, em 2018. Dos 41 deputados, saíram em defesa dele os governistas Rafael Gouveia (PP), Maycllyn Carreiro (PRTB) e Amauri Ribeiro (Patriota), e os oposicionistas Hélio de Sousa (PSDB) e Cláudio Meirelles (PTC). Também da oposição, Major Araújo (PSL) sugeriu que o secretário se licenciasse do cargo até o fim das investigações. 

No cargo 

Ismael Alexandrino não apresentou nenhum movimento de se afastar do cargo, por dizer que não está envolvido no escândalo. Da parte do governador Ronaldo Caiado, também não há intenção de demiti-lo. 

Continua após a publicidade

Varredura  

Após investigar estado de conservação de equipamentos para o Hospital de Urgência de Trindade, que custaram R$ 1,22 milhão, o TCE constatou irregularidades. E ainda vê indícios de superfaturamento. 

Investigação 

Tido pela CPI da Pandemia como garoto-propaganda da Ivermectina, produzida pela famarcêutica de sua propriedade, a Vitamedic, sediada em Anápolis, o empresário José Alves Filho passou à condição de investigado. Vai ter que depor na comissão. 

Manifesto  

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro vão aproveitar a vinda dele a Goiânia, hoje, para intensificar chamamento para atos de apoio a ele no dia 7 de setembro. 

Referência 

A ala do MDB goiano que defende candidatura própria ao governo usa como trunfo de convencimento, por meio de vídeo, o nome da senadora Simone Tebet (MS), como pré-candidata à Presidência da República.  

Vigilância  

Procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi marcou presença, em Brasília, na reunião do Conselho Nacional dos Procuradores, onde entrou em debate a atuação do MP na defesa da democracia. Tudo por conta do esticar da corda pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Sob pressão  

A demora da Comissão de Licitação da Secretaria da Saúde em divulgar o resultado da OS vencedora para contrato de gestão do hospital de Uruaçu, tem provocado tensão e dor de cabeça. Entraves em questões contábeis estão provocando o impasse. 

Na conta 

O prefeito Rogério Cruz estima que será injetado na economia da capital R$ 241 milhões, a partir de hoje, com a antecipação do pagamento do funcionalismo. 

CURTAS 

– A exemplo do que acontece na Prefeitura do Rio de Janeiro, o vereador Lucas Kitão (PSL) quer incentivar o diagnóstico de doenças e dificuldades de visão na Rede Municipal de Ensino de Goiânia, em parceria com oftalmologistas contratados e voluntários para atuar no programa.