Coluna

Derrubada de veto é teste para projeto do teto de gastos

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 26 de maio de 2021

A derrubada do veto do governo ao projeto do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), que reconhece como serviço essencial atividades religiosas em Goiás, se deu após articulação da oposição que defendia a proposta. Para evitar desgastes, o líder do governo, Bruno Peixoto (MDB), fez acerto para a manutenção do projeto, que agora segue para a sanção do Executivo. Mais que isso, com a negociação, Peixoto está de olho lá na frente, quando estiver em tramitação matéria do governo para prorrogar o teto de gastos no Estado até 2027. Essa é uma das exigências previstas no processo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A articulação busca ampliar a base aliada, estimada em 23 integrantes, para não correr risco de rejeição da matéria. 

Deu a palavra 

Em resposta à desconfiança da oposição, Bruno Peixoto garantiu que se a Alego aprovar o projeto que convoca e dá posse a 850 concursados do quadro de reserva, de 2012, das forças de segurança, a matéria será sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. 

Continua após a publicidade

Palavra dada 

Empenhado em eleger Páblio Mossoró (MDB) prefeito de Valparaíso, na disputa contra a tucana Lêda Borges, Ronaldo Caiado faz as contas e anuncia que já investiu mais de R$ 45 milhões no município, em saúde, educação e saneamento. 

Pra estadual 

Rompido com o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (Patriota), desde que foi preterido como candidato do PSDB da cidade, o ex-vice-prefeito tucano Gleysson Cabriny foi recebido pelo vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania). Deve disputar mandato de deputado estadual, em 2022. 

Acessibilidade  

A Prefeitura de Goiânia passou a disponibilizar todas as suas matérias também em áudio no site do Executivo. Além disso, o internauta poderá aumentar o tamanho da fonte do texto. A ideia é facilitar a leitura. 

Na mosca 

Contrário à extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, o deputado tucano Talles Barreto foi escolhido pelo presidente da CCJ da Alego, Humberto Aidar (MDB) – cotado para conselheiro do órgão – para relatar a PEC que extingue o TCM. Ele tem até o dia 3 de junho para concluir o parecer.  

À francesa 

Provocado por Álvaro Guimarães (DEM), se iria abandonar os colegas de Assembleia, Humberto Aidar tergiversou, dizendo que jamais abandonará companheiros, estando onde estiver. 

Fica em Goiás 

A ação penal contra o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo e presidente do PP, Alexandre Baldy, por acusação de corrupção passiva, fraude em licitação e formação de quadrilha, permanece na Justiça Eleitoral de Goiás. Por decisão do STF. 

Piada pronta? 

Bolsonarista de carteirinha, a deputado federal Magda Mofatto (PL) desdenha da notícia de que Xuxa, Felipe Neto e Casa Grande pediram o impeachment de Jair Bolsonaro. 

CURTAS 

– Cerca de R$ 2,5 milhões foram aplicados pela Enel Distribuição em obras de eficiência energética nas unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em todo o Estado. 

– Medidas para garantir segurança hídrica durante estiagem está na agenda do governador, às 10 horas, no Palácio das Esmeraldas.