Coluna

Desavença entre Glaustin da Fokus e Wilder Morais pode provocar desemprego

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 22 de janeiro de 2022

O deputado federal e liderança influente no PSC goiano, Glaustin da Fokus e o ex-senador Wilder Morais (por enquanto no PSC), não caminham na mesma direção. Wilder sonha em disputar vaga no Senado e Glaustin pensa diferente. Não vai abrir mão de um aliado como o senador Luiz do Carmo para ceder vaga ao empresário por conta de estrutura financeira. A encrenca entre os dois aumentou após a indicação do ex-prefeito de Bela Vista e presidente da sigla em Goiás, Eurípedes do Carmo, para assumir a presidência da Agência Goiana de Fomento de Goiás (Goiás Fomento). Nos bastidores fala-se que o ex-senador até agora não fez nada para ajudar seus aliados no governo. Para quem conhece os movimentos políticos em ano eleitoral, muitos desses cargos vão ser trocados. A coluna apurou que o Banco Central deve referendar o nome do social-cristão para a Goiás Fomento, pois trata-se do irmão do senador Luiz do Carmo, o “terrivelmente evangélico” com direito a assento na mesa da cozinha do Alvorada.

Articulador

Quem deve levar vantagem política na ‘queda de braços’ entre Glaustin da Fokus e Wilder Morais será Alexandre Baldy (PP). Na dança de cadeiras – caso Wilder insista na disputa ao Senado –, por precaução, tem gente ligada ao ex-senador batendo à porta de outras lideranças, entre elas, Joel Santana.

Moro muda rota

O presidenciável do Podemos, o ex-juiz e ex-superministro de Bolsonaro, Sérgio Moro, deve ir mesmo para o União Brasil. Isto significa um rearranjo em Goiás onde o governador lidera articulações para ter uma robusta legião de aliados. Muitos dos prefeitos que hoje estão no Podemos vão migrar à base Caiadista, principalmente o MDB.

Aliás

Ronaldo Caiado tem articulado para fortalecer o MDB de Daniel e a decisão do Podemos nacional em apoiar Gustavo Mendanha acelera o processo de filiação dos que apoiam a reeleição de Caiado.

Nelto sem força

O mais prejudicado pela decisão da cúpula do Podemos é o deputado federal José Nelto que, além da perda de influência nacional, não terá vida fácil para se reeleger. Ele terá que negociar com seus prefeitos e os dois mais importantes são a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares e o de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti. 

Luto

O movimento LGBTQIA+ de Goiás perdeu uma grande liderança. Rita de Cássia morreu ontem depois de uma batalha incansável contra um câncer. Ex-lutadora de luta livre, ela era presidente do grupo lésbico de Goiás. 

Disputa 

Um dos vereadores mais polêmicos da Câmara de Goiânia, Santana Gomes (PRTB) está otimista quanto à eleição de outubro. No terceiro mandato de vereador, Gomes já foi deputado na Alego, para onde quer voltar. 

Dois pesos

Incapaz de visitar viúvas e órfãos na pandemia, Jair Bolsonaro mandou os ministros Damares (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Queiroga (Saúde) ‘investigar’ fakenews sobre relação entre morte de criança e vacina. Essa é a prioridade do governo negacionista. 

Curtas

Após ‘pressão virtual’, perfil no Instagram reconheceu autoria de texto da vereadora Aava Santiago (PSDB) sobre Elza Soares.

Compartilhe: