Coluna

Desunião dos prefeitos no Entorno atrasa desenvolvimento da região

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 04 de março de 2023
A cartoon comic book style fight dust cloud with people fighting with just fists, hands and legs visible

A região metropolitana de Brasília, comumente chamada de Entorno, poderia avançar mais nas conquistas públicas para, gradativamente, diminuir as desigualdades sociais e o volume de demandas da população. Mas não. Por maior que seja os investimentos executados no Entorno pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), os recursos acabam retardados pelo bairrismo, vaidade e busca exagerada de protagonismo político das lideranças públicas, principalmente prefeitos. O governador tem atenção especial à região que lhe concedeu o maior ativo de votos proporcional no estado, mas perde mais tempo administrando vaidades políticas do que resolvendo os inúmeros problemas que afligem os municípios. O exemplo mais emblemático é o do transporte entre as cidades do Entorno e o Distrito Federal. Prefeitos mais articulados com deputados de Brasília, se arvoram em busca de solução para resolver a encrenca, mas sabem que sem o diálogo entre entes federativos, ou seja, Goiás, municípios, DF e o Governo Federal não avança. O mesmo ocorre com o saneamento básico. Sem a união de todos, o desenvolvimento econômico e social da região será mais lento e custoso. Portanto, não adianta cobrarem melhorias de Caiado ou de qualquer outra instância política, se não houver convergência de forças. Caiado não é nome de santo e sim de governador, portanto, milagres não é com ele, mas trabalho e coragem para fazer, podem cobrar. Ele busca a solução e cumpre compromisso, mas precisa da união de todos para vencer etapas.

Aumento nas passagens

Por mais esforço que o governador e prefeitos façam, a solução para diminuir ou atenuar o custo da passagem de ônibus entre os municípios do Entorno e Brasília, vai demorar. Novamente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nesta sexta-feira (3), novo reajuste de 12% das tarifas.Com o anúncio na próxima semana da secretária da Região Metropolitana do Entorno, as negociações entre o governo de Goiás, prefeitos, Distrito Federal e ANTT e empresas, vão encontrar uma solução definitiva.

Continua após a publicidade

Olho no olho…

…quem piscar perde, serve para ilustrar a queda de braços entre o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e a Câmara de Vereadores. Na política é assim: é mais fácil ganhar a eleição do que se manter no cargo e mais fácil ainda em perde-lo.

Pábio contesta Lêda

Já era esperado. O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB) reagiu à crítica da deputada federal, Lêda Borges (PSDB) ao aumento do IPTU. “Quando a deputada foi prefeita, já no final do mandato, contratou uma empresa de consultoria para fazer o georreferenciamento da cidade, mas não o fez. Valparaiso tem hoje mais de 45 bairros e aproximadamente 200 mil habitantes e há 23 anos não tinha atualização. Muitos bairros foram valorizados com investimentos públicos. É justo que o imóvel valorizado pague por estes benefícios”, justifica Pábio.

Ismael Alexandrino

Pábio Mossoró e o deputado federal, Ismael Alexandrino (PSD) celebraram parceria para avançar na construção do “sonhado hospital regional na cidade”. Os dois se encontraram na posse da executiva do PSD de Valparaíso na noite de quinta-feira (2).

Padroeira de Canedo

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD) prometeu total apoio à festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a padroeira do município será omemorado em maio. Em sua primeira edição, o projeto terá entrada gratuita, com apresentação de artistas locais e uma atração nacional a ser anunciada.

Esqueceram de mim

O PSDB nacional parece não gostar muito do ex-governador Marconi Perillo. Mais uma vez deixaram ele fora da executiva (provisória) nacional numa clara demonstração de que ele é “carta fora do baralho”. A conferir.