Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Diego Sorgatto exonera vice-prefeita de gestão de distrito de Luziânia

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 23 de junho de 2021

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM), exonerou a vice-prefeita Ana Lúcia (DEM) do cargo de secretária extraordinária do Jardim Ingá, um distrito do município com cerca de 100 mil habitantes. Os dois já vinham se estranhando desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, após ela reclamar da falta de apoio para administrar o distrito. Mas a gota d´água que culminou no rompimento político se deu depois que a vice-prefeita expôs publicamente duras críticas ao correligionário. O democrata foi expulso do PSDB, em março de 2020, por votar com a base aliada de Ronaldo Caiado, quando deputado estadual. 

No encalço 

Em fevereiro de 2021, o Ministério Público Eleitoral ajuizou representação contra Diego Sorgatto e Ana Lúcia, por suspeita de repasses ilícitos de recursos eleitorais. Pediu a cassação dos diplomas dos dois. 

Continua após a publicidade

Nem aí 

Mesmo com a crise interna no MDB, por conta da eleição do diretório estadual, o deputado e líder do Governo na Alego, Bruno Peixoto, se mantém distante do imbróglio. Pode embarcar em outro partido. 

Novo aliado 

Escudado pelo presidente do PRTB, Denes Pereira, e o vice-prefeito de Morrinhos, Rafael Gonçalves, o suplente de deputado Maycllyn Carreiro tomou posse ontem, em ato na Alego. Vai integrar a base aliada. 

Sem validade  

O Detran respondeu ao deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), sobre suspeitas de cobrança indevida de apreensão de veículos e disse ter suspendido temporariamente contrato com empresas de leilões.  

Menos tempo 

Se depender do deputado Antônio Gomide (PT), o período de vigência do teto de gastos será reduzido de 2031 para 2022, por entender que a extensão da validade por dez anos fere a autonomia fiscal do Estado. 

Economia  

Proporcionalmente ao teto de gastos de cada Poder e órgão autônomo, o Tribunal de Contas do Estado garante que a instituição, ao lado do Ministério Público e Tribunal de Contas dos Municípios, foi o que mais economizou recurso, em 15%, 7% e 6%, respectivamente. Isso em 2020. 

Credibilidade  

Ao lançar, ontem, nova etapa do programa Nota Fiscal Goiana, o governador Ronaldo Caiado bateu forte contra as gestões do PSDB, que não teriam pago nenhum dos prêmios sorteados. Agora haverá a garantia. 

Aparências  

Cinco dias após se encontrar, em Brasília, com o deputado Professor Alcides (PP), o presidente do partido, em Goiás, Alexandre Baldy, registrou as imagens em suas redes sociais. Os dois travam batalha pela presidência da legenda. 

CURTAS 

– Câmara de Goiânia aprovou ontem projeto do prefeito Rogério Cruz que amplia alcance do programa Renda Família.  

– O deputado Delegado Humberto Teófilo apresentou moção de repudia contra a deputada federal Magda Mofatto (PL), por críticas à polícia na demora em capturar Lázaro Barbosa.