Coluna

Disputa para prefeitos esquenta debate na Região Metropolitana

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 12 de outubro de 2023

Alheios às disputas de poder no Congresso Nacional ou o burburinho sobre o que pode acontecer com a Reforma Tributária, as conversas políticas no interior de Goiás e também na Capital focam na eleição para prefeito e vereadores. Em Goiânia, o nome mais pronunciado nas últimas semanas nas rodas políticas é o do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Depois de passar pelo calvário de idas e vindas com os vereadores, alcançou o direito de tocar a gestão em paz. Tanto que, literalmente, colocou poeira e lama no tênis, gesto bem interpretado pela população dos bairros distantes, onde inúmeras obras foram entregues. O resultado foi positivo e seu índice de rejeição despencou e a aprovação subiu. Na Região Metropolitana de Goiânia, Aparecida segue sendo a atenção da base caiadista. Afinal, o município é “a menina dos olhos do MDB” e o prefeito Vilmar Mariano não veio de graça para a legenda. No entanto, o assunto mais ‘quente’ da cidade é a possível entrada do deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) na disputa para prefeito. Em Senador Canedo, outro município importante na região, o prefeito Fernando Pellozo (UB) “nada de braçadas” em termos de popularidade. A oposição está restrita ao ex-prefeito Divino Lemos, que amarga rejeição alta. Em Trindade, o nome que encabeça a lista de favoritos  é o de Marden Júnior, que está na busca pela reeleição.

Cambão faz defesa do Hospital Cora

O líder do governo de Ronaldo Caiado na Alego, Wilde Cambão (PSD), ocupou a tribuna nesta quarta-feira (11) durante a sessão ordinária para defender a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). “A unidade de saúde terá os padrões do Hospital do Amor, de Barretos, em São Paulo, referência no tratamento de câncer.”

Continua após a publicidade

“Melhor caminho”

 “Não tenho dúvidas que o caminho escolhido pelo governador Ronaldo Caiado para que a Organização Pio XXII supervisione a obra dará muito mais transparência”, disse Cambão na tribuna da Alego.

Câmara presente

Romário Policarpo (Patriota) também aderiu às homenagens aos 90 anos de Goiânia. A Câmara de Vereadores programou para os dias 17 a 20 de outubro uma série de eventos com Sessões Especiais e Audiência Pública sobre assuntos de interesse da Capital e dos goianienses.

Enquanto isso…

… na Alego, o bate-boca virou tema do dia. Afinal, as Excelências preferem mostrar suas diferenças ideológicas do que prestar serviços – como diria o senador Jorge Kajuru (PSB) – aos “seus verdadeiros patrões, o povo”. Desta vez, o entrevero foi com a deputada Bia de Lima (PT), que cobrou medidas contra agressões verbais entre os parlamentares. Pediu ajuda ao líder do governo de Caiado, Wilde Cambão, para ajudar na missão.

SD forte no interior

Ao contrário de outras legendas, o presidente do Solidariedade em Goiás, Denes Pereira, um craque em articulação política, trabalha para que o Solidariedade tenha os melhores e competitivos pré-candidatos a prefeitos e vereadores. “Focamos em todo o Estado, principalmente no Entorno do DF e na Região Norte”, diz Pereira.

“Vaquinha” às esposas

Triste realidade brasileira e suas consequências. O deputado federal pelo Distrito Federal, Alberto Fraga (PL), pede, em nome da Associação dos Oficiais da Reserva da PMDF, “vaquinha” para levantar recursos para esposas e familiares dos coronéis que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, retirou. “Um deles está preso há sete meses”, diz Fraga. (Especial para O Hoje)