O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Divisão da direita pode ajudar Lula vencer no primeiro turno

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 31 de julho de 2025
Divisão da direita pode ajudar Lula vencer no primeiro turno Foto:Takeshi Gondo
Divisão da direita pode ajudar Lula vencer no primeiro turno Foto:Takeshi Gondo

Segue acirrada a polarização entre o consórcio de esquerda liderado pelo PT e o presidente Lula, alinhando com o STF contra o bolsonarismo e a direita. Para adicionar mais combustível ao embate, a entrada em cena do presidente dos EUA, Donald Trump, transformou o que era ruim para pior. No entanto, cientistas sociais, especialistas em neurociência comportamental e marqueteiros convergem em um ponto: tudo vai depender em como os EUA vão encarar a condenação e encarceramento de Jair Bolsonaro (PL).

Esse fator pode beneficiar a direita ou colocar uma pá de cal sobre os principais líderes desse segmento. Isto porque, a essa altura dos acontecimentos e diante do acirramento do Supremo contra a direita, o desfecho é imprevisível. Pelo que se lê, ouve e vê em todas as mídias, o presidente Lula teve um respiro com o episódio da taxação em 50% nos produtos exportados para os EUA, mas isto não significa que ele derrotou a direita e o bolsonarismo. Não importa se o STF faz o máximo para tirar as principais lideranças conservadoras e de direita do jogo.

Por enquanto, os pré-candidatos a presidente da República, Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo) e Ratinho Júnior (PSD), seguem o roteiro apresentando em reuniões, palestras e entrevistas como oposição a Lula. Ninguém sabe se o STF pensa em colocar uma pedra no caminho deles. Quanto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) que, por enquanto, aguarda o apoio de Jair Bolsonaro (PL), continua sendo a expectativa da direita e centro-direita para vencer Lula.

No entanto, tudo que os estrategistas de Lula querem é que eles se dividam, cada um tentando ser o vencedor no primeiro turno para se unir no segundo. Na avaliação da esquerda, caso isso ocorra, será o melhor dos mundos para Lula. Outro ponto é que se Tarcísio optar pela reeleição, “o presidente avança em Minas e pode vencer no segundo colégio eleitoral, além de dividir o Centrão logo no primeiro turno”, avalia um petista histórico.

Governadores discutem alternativas

A crise que se avizinha com o início da aplicação da taxa de 50% aos produtos brasileiros exportados para os EUA, a partir desta sexta-feira (1), será discutida nesta quarta-feira (30), em Brasília pelo Fórum Nacional de Governadores. O goiano Ronaldo Caiado foi um dos primeiros a buscar uma solução emergencial para os exportadores goianos. A ideia serviu como ponto de partida para outros estados agora, a pedido do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), todos eles vão buscar um caminho comum.

Vale, o articulador

Existem bons nomes para compor a vaga de vice na chapa caiadista liderada por Daniel Vilela (MDB), mas ultimamente, afunila em Paulo do Vale (União Brasil) e José Mário Schreiner. O ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, de perfil moderado, bom relacionamento institucional entre os poderes, transita bem entre os setores mais conservadores e os mais técnicos. Empresário com investimentos no agro e urbano, discreto e bom articulador político. Esse perfil, de acordo com observadores que conhecem o estado, ajudariam Daniel a estreitar o diálogo com setores produtivos.

Falta comunicação

Por ter um perfil discreto e avesso à publicidade pessoal, o ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além de médico, é uma força da natureza em termos de trabalho e política. No entanto, carece de uma melhor comunicação fora de Rio Verde. Ele não é muito conhecido pela população em outras regiões do estado, mas pode reverter isso a partir de uma comunicação digital mais assertiva.

Zé Mário moderado

Quanto a José Mário Schreiner, seu perfil também é conservador e está à frente de uma das instituições mais importantes para a economia goiana, o Sistema Faeg/Senar. Foi deputado federal e um defensor constante de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do agronegócio goiano e brasileiro. Conhece todas as lideranças políticas do estado.

Calil andarilho

Que recesso nada, pelo menos para o deputado federal e médico,  Zacharias Calil (UB) que, não raro, viaja pelo interior em visita às suas bases eleitorais. Nesta terça-feira (29), esteve nos municípios de Morrinhos, Cidade de Goiás e Formosa em entregas de máquinas compras com emendas parlamentares sua.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.