Coluna

Doria candidato a presidente afasta Marconi de alianças com PT e PSB

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 12 de abril de 2022

Embora tenha sido o ideólogo da costura política que levou José Eliton para o PSB, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) não tem como tirar proveito desta estratégia. Por conta da federação celebrada entre o PT e PSB e os tucanos terem o ex-governador de São Paulo, João Doria insistindo como pré-candidato a presidente da República, não tem como sinalizar aliança com os dois principais adversários dos tucanos a nível nacional. Outro obstáculo é a aliança entre UB, MDB, PSDB e Cidadania. Caso venha a disputar o Governo de Goiás, Marconi tende a caminhar sozinho já que Gustavo Mendanha (Patriota) entrou na corrida rumo à cadeira de Caiado. O tucano-mor tem afirmado que se o seu partido tiver candidato, ele vai apoiar, mas costura alianças focado no segundo turno. É exatamente isto que o deixa isolado do PT e PSB com quem tem conversado com regularidade. A pergunta que fica é: se a aliança anunciada entre UB, MDB, PSDB e Cidadania prosperar, Marconi está livre para escolher outros aliados?

Caiado de olho

O entorno do governador Ronaldo Caiado (UB) monitora os movimentos de Marconi em tempo real e, por enquanto, tira vantagem de sua indefinição se é ou não candidato a governador.

Continua após a publicidade

Cargo

Depois da saída da Dra. Cristina da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, o prefeito Rogério Cruz ainda não escolheu um novo substituto. A indicação, conforme apurou a Coluna Xadrez, será da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos). 

Claro que não…

Quando a Dra. Cristina deixou a pasta, foi perguntado ao prefeito se ele indicaria algum representante do segmento evangélico. Ele, por sua vez, sorriu e deixou claro que “nem a pau”. 

“Comunista”

O apresentador de TV expoente do sensacionalismo do jornalismo policial, José Luiz Datena (PSC), propenso candidato ao Senado, foi vaiado por bolsonaristas em evento do pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos). 

Agenda federal

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participa, nesta terça-feira (12/04), do 2º Encontro dos Atores do Ecossistemas de Inovação, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. 

Novidade

Hans Miller assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Vereador de Aparecida pelo PSD, o jovem político deu espaço para que o suplente Claudio Batista ocupasse a vaga na Câmara por tempo indeterminado. 

Curta

Ligado à igreja evangélica e ao bolsonarismo, Hans Miller, no primeiro mandato, constrói uma carreira na política baseada no diálogo de ideias até mesmo com políticos à esquerda.