Coluna

Duas chapas vão disputar o comando do UB em fevereiro

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 21 de dezembro de 2023

Desde o início de 2023 que lideranças do União Brasil têm se estranhado, principalmente os originários do antigo DEM e do PSL, siglas que originaram o União Brasil. A parcela mais fisiológica que orbitava no governo de Jair Bolsonaro, assim que o presidente Lula assumiu a cadeira, tratou de agasalhar seus interesses na corte do novo rei, seguindo a tradição atávica da elite brasileira. Essa rapidez em embarcar na carruagem lulopetista não agradou a ala da “direita autêntica”, que defende um maior protagonismo do UB. Lideranças como o deputado federal Mendonça Filho (PE), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, defendem uma candidatura própria. “Não faz sentido um partido da importância e do tamanho do União Brasil não ter uma candidatura a presidente da República”, tem dito Caiado em suas entrevistas. São quatro governadores, oito senadores, dois vice-governadores, 59 deputados federais, 98 deputados estaduais, um deputado distrital, 592 prefeitos, 570 vice-prefeitos e 5.233 vereadores. Um capital político que poucas legendas possui e é justamente este ativo que vai ser disputado no dia 29 de fevereiro, data da convenção que vai eleger a nova executiva do União Brasil. Estava acertado que seria uma eleição para referendar o nome do advogado Antônio Rueda como novo presidente no lugar de Luciano Bivar. No entanto, numa reunião em Brasília ficou acertado que haverá dois candidatos: um representando o antigo DEM e o outro do lado do PSL de Bivar.

Saída por cima de Bivar

De acordo com uma fonte da Xadrez que participou da reunião na casa de Luciano Bivar, existe uma pluralidade de pensamentos dentro da legenda e o respeito democrático da eleição. Será uma saída para cima de Bivar para não transparecer que ele foi ejetado da cadeira.

Continua após a publicidade

O Hoje 500 mil

Nos últimos 30 dias, o portal www.ohoje.com alcançou 500 mil visualizações. Os números são reflexo de uma equipe que produz conteúdo editorial de qualidade, dividido em informações de entretenimento, economia, política, cidades e comportamento. São números orgânicos e auditáveis dos leitores espalhados em Goiás, Brasil e no mundo.

Contas da saúde

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Goiânia, presidida pela vereadora Kátia (PT), promove nesta quinta-feira (21), às 13h, audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. Esta será a primeira vez que o secretário Wilson Pollara irá à Câmara apresentar números de sua gestão.

Público e privado

Convidado pelo prefeito de Itumbiara, Dione Araújo (UB), o presidente do SecoviGoiás, Antônio Carlos Costa, participou nesta quinta-feira (21) do evento de inauguração da praça do Bairro Alto do Trindade, em Itumbiara. A área de esporte e lazer é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o setor privado.

Elogio de Caiado

O governador Ronaldo Caiado (UB) teceu elogios ao vereador Lucas Kitão (PSD) durante a inauguração do Instituto Médico-Veterinário Legal (IML-VET) da Polícia Científica de Goiás, nesta quarta-feira (20). “É um grande debatedor e estudioso. Mostra que é um jovem com interesse em fazer política de conteúdo”, disse. (Especial para O Hoje)