Coluna

É possível Daniel no Senado e Lissauer na vice de Caiado?

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 07 de abril de 2022

Na política, costuma ser dito que, dependendo da circunstância, dez minutos dura uma eternidade. Imagine seis meses antes da caminhada às urnas. Ao escolher antecipadamente Daniel Vilela (MDB) para ser o vice em sua chapa, Ronaldo Caiado (UB) acertou na estratégia, mas às custas de críticas de seus aliados na base política. Após muita conversa, o governador pacificou os ‘rebeldes’, mas novamente começa a ser especulado que o nome do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, recém-filiado ao PSD, pode entrar na corrida para o Senado. Segundo o apurado nos bastidores pela Xadrez, daqui até 5 de agosto, último prazo para registro de chapa, Caiado pode indicar Lissauer a vice e Daniel como o candidato da base ao Senado. A justificativa para essa mudança, de acordo com fontes ouvidas pela coluna, seria reforçar a base de sustentação de Caiado tendo o presidente da Alego na vice. Lissauer tem capital político maior do que Daniel no Sudoeste onde o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e Gustavo Mendanha vão concentrar maior forças para diminuir a vantagem de Caiado.

Dedos em riste

A vereadora Aava Santiago (PSDB), embora reconheça que possa ter sofrido violência política de gênero, ainda não decidiu se vai denunciar, principalmente, os vereadores Léo José e Clécio Alves sobre o episódio em que invadiram a sala das comissões durante reunião. 

Trabalho

Aava diz à Xadrez: “Gesto de profunda deselegância. Sete vereadores homens, de pé, com olhos intimidatórios e nenhum vereador [da Comissão] me defendeu”, disse. “Eles tumultuaram em um momento histórico, quando colocamos o secretário com o Sintego e Simsed [para tratar da greve dos professores]”. 

Outro lado

Sobre o caso divulgado na edição de quarta pela Xadrez de candidato do concurso da PGE-GO, a ação popular ainda está em tramitação e a extinção deve ser confirmada pelo TJ-GO. Em nota, a defesa do candidato afirma que “ainda cabem recursos judiciais, inclusive ação perante ao STF”.

Dia do jornalista

O repórter e editor de política do jornal O HOJE, Felipe Cardoso, recebe nesta quinta-feira, dia 7, uma homenagem na Câmara, pelo Dia do Jornalista. Um dos mais talentosos desta geração, Cardoso é agraciado pelo diploma de Honra ao Mérito.

Enquanto isso…

Apontado pelo MP como mandante do assassinato do jornalista Valério Luiz, o ex-presidente do Atlético Clube Goianiense, Maurício Sampaio, tentou adiar, outra vez, por meio de liminar no STJ, o Júri Popular. Não deu.

… a situação piora

Repórteres esportivos ouvidos pela Xadrez estão preocupados com a forma com que o Goiás Esporte Clube tem tratado a imprensa. Semanas atrás, após críticas do comentarista da CBN Cleison Teixeira ao presidente do alviverde, Paulo Pinheiro,  o clube confiscou a cabine da emissora no Estádio Haile. 

Curta

A Coluna Xadrez divulga o número de WhatsApp em que o leitor e assessores de imprensa podem mandar sugestões ou respostas a notas divulgadas. Salve o contato: (062) 99314-0518.

Compartilhe: