O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025

Economia vai bem, mas os municípios estão “quebrados”

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 12 de novembro de 2025
Xadrez 11 11 2025
Takeshi Gondo - Ilustrador

Nas contas do Governo Federal, o País está no rumo certo com pleno emprego, renda e “ninguém passando fome”. No entanto, na maioria dos 5.570 municípios onde vivem a população real, distante dos palácios e condomínios fechados, a situação é bem diferente. A prestação de serviços públicos como saúde, educação, transporte, empregos e qualidade de vida são peças de ficção. Isto porque a geração de receita depende da atividade econômica que anda cambaleante. Com isso, o município fica dependendo de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de emendas parlamentares.

Nos municípios goianos, a situação não é diferente, com a atividade econômica no mais do mesmo, com reflexos na arrecadação. Essa triste realidade foi noticiada pelo ohoje.com em 5/12/2025 que, de acordo com “a Confederação Nacional de Municípios (CNM), as prefeituras serão duramente afetadas com a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil”. A CNM estima uma perda de R$ 5,1 bilhões na receita municipal apenas com a aplicação da nova faixa de isenção.

A romaria de prefeitos e gestores públicos em fila no Congresso é um sinal que, no ano que vem, a tendência é piorar o cenário devido à eleição geral. Mesmo com o País real dando duro para pagar tributos, parte dos setores produtivos serão afetados pelo debate político que, de certo modo, está polarizado entre direita e esquerda. Isto significa uma divisão que tende a ser ampliada e, por consequência, desacelerar a economia em alguns setores.

Messias no STF será mais um algoz da direita

Essa é a avaliação de lideranças do PL sobre a indicação do chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, ao STF. Segundo fontes, está tudo acertado e só basta uma conversa de Lula com os senadores Rodrigo Pacheco (MG) e Davi Alcolumbre (UB-AP). O acerto seria a aprovação de Messias sem ofender Pacheco, que também sonha com a vaga, mas Lula quer colocar mais um militante do PT. Ao assumir o STF, Messias pode se tornar o algoz da direita, afinal, ele vai herdar a ADPF do ministro Edson Fachin que limita operações policiais em favelas. É tudo que a direita precisa para ampliar o discurso contra o PT.

Caiado “bem na fita”

Desde a movimentação do ‘Consórcio da Paz’, proposto pelos cinco governadores de direita, que o de Goiás, Ronaldo Caiado, não sai da mídia. O tema segurança é uma de suas bandeiras e, por isso, aumentou seu protagonismo nacional. Essa movimentação nas discussões coloca o goiano “bem na fita”, como se dizia sobre o sucesso de uma personalidade.

 Aviva Aparecida

Nesta quarta-feira (12), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), e seu vice, João Campos, lançam o ‘Aviva Aparecida’, durante café da manhã com lideranças evangélicas. As lideranças do segmento vão ser informadas dos detalhes da programação dos shows gospel. Trata-se de um dos maiores eventos voltados aos evangélicos.

Mutirão Goiás Social

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), postou vídeo nas redes sociais convidando a população do município para o “Grande Mutirão do Goiás Social” nos dias 15 e 16 de novembro. “Além de inúmeros serviços oferecidos, principalmente carreta da mamografia, exames de prevenção de câncer de pele, oftalmológicos, orientação jurídica e tantos outros, teremos as presenças do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama e líder do Goiás Social, Gracinha Caiado, e do vice-governador Daniel Vilela.”

Delúbio presente – O ex-tesoureiro nacional do PT e pré-candidato a deputado federal por Goiás, Delúbio Soares, tem dedicado suas conversas com lideranças no interior. Delúbio é tido como um “petista boa praça” que trafega com habilidade entre os eleitores de centro e centro-direita.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.