Coluna

Educação terá R$ 120 milhões para ajuda de custo a servidores

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 23 de setembro de 2021

A Secretaria Estadual de Educação, comandada por Fátima Gavioli, foi autorizada pelo governador Ronaldo Caiado a pagar ajuda de custo ao pessoal do Magistério e administrativo, em parcela única, de forma exclusiva no exercício financeiro de 2021 e 2022.  Para bancar o benefício, serão disponibilizados R$ 120 milhões. Serão contemplados professores e servidores lotados na Pasta, efetivos e titulares de contratos temporários. Pelo decreto, a ajuda de custo, neste ano, será paga até o último dia útil do mês de dezembro e, em 2022, até o último dia útil do mês de junho. No entanto, a concessão do benefício fica vedada ao funcionário que estiver em desvio de função ou no exercício de atividade alheia à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. 

Desbloqueio  

Em favor da Universidade Federal de Goiás, a procuradora da República Mariana Guimarães de Mello Oliveira ajuizou ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para que a Justiça Federal determine que a União suste, imediatamente, bloqueios orçamentários da instituição. 

Continua após a publicidade

Negociação  

A Federação Goiana dos Municípios acompanha a tramitação proposta que permite aos municípios o parcelamento de débitos previdenciário em 20 anos. A matéria foi aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados. 

Improcedente  

Líder do governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB) nega que policiais à paisana esteja tentando constranger o deputado Delegado Humberto Téofilo em suas andanças pelo Estado, e diz que não passa de imaginação do parlamentar do PSL. 

PEC polêmica 

O deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) foi escolhido vice-presidente da Comissão que vai analisar a PEC dos precatórios na Câmara. Ele defende celeridade na apreciação da matéria para acalmar o mercado. 

Novo mandato 

O vereador Juarez Lopes (PDT), 2º secretário da mesa diretora da Câmara de Goiânia, comemorou a aprovação de emenda de sua autoria que antecipa a eleição no Parlamento goianiense. Tem garantia na função por mais dois anos. 

Mudança de rota  

Depois de desconfiar das urnas eletrônicas, nas eleições de 2014, agora o PSDB decidiu usar o equipamento nas prévias para definir o candidato a presidente, no pleito de 2022. A disputa deve se limitar aos governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS). 

Convite 

Circula na Alego convite para o ato de oficialização da aliança entre o MDB de Daniel Vilela e o Democratas de Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira, às 14 horas, no parque de exposição de Goiânia. 

Outro partido 

Aliado do prefeito Gustavo Mendanha, o presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), antecipa que vai segui-lo se sua decisão for mesmo de deixar o partido. 

CURTAS 

­– A Câmara de Goiânia promove audiência, nesta quinta-feira, para debater o novo Código Tributário, com a participação de entidades representativas da capital. 

– Senado aprova PEC da reforma eleitoral sem a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais de deputados e vereadores.