Coluna

Edward articula candidatura a prefeito e Adriana Accorsi silencia

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de abril de 2023

Entre os nomes do PT mais palatáveis junto aos eleitores de Goiânia, o da deputada federal Adriana Accorsi e do ex-reitor da UFG, Edward Madureira, despontam com maior chance para disputar a Prefeitura de Goiânia. Edward tem a seu favor o legado na UFG que atesta sua competência administrativa. Do mesmo modo, Adriana tem um bom trânsito entre empresários e formadores de opinião construído quando foi delegada-chefe da Polícia Civil de Goiás na gestão de Marconi Perillo. No entanto, Adriana saiu de cena no início do ano para focar, segundo dizem, no projeto nacional no governo Lula. Assim, estrategicamente evitava se declarar pré-candidata a prefeita. Para complicar, não contesta em momento algum a versão de que aguardava ser indicada para cargo no primeiro escalão do governo Lula. Seus apoiadores chegaram a ventilar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública seria desmembrado. Assim, o da Segurança seria para ela. Não aconteceu. Agora retorna à proposta inicial em ser candidata a prefeita para não perder o protagonismo. Como não existe espaço vazio em política, Edward está nas ruas conversando com o empresariado e formadores de opinião em busca de ter seu nome referendado pela cúpula do partido. “Coloquei meu nome à disposição do partido e da sociedade. Sei que, devido à grande frente de partidos que o presidente Lula tem que administrar, provavelmente o PT terá que abrir espaço a aliados, mas vou continuar trabalhando meu nome”, disse Edward.

Carol, elo do Entorno com os governos

Ao criar a Secretaria do Entorno do DF, o governador Ronaldo Caiado focou na redução da burocracia nas demandas dos prefeitos da região. De acordo com lideranças da base governista, a secretária Carol Fleury “faz direitinho o dever e desempenha com mérito ao encurtar o tempo entre a demanda do município e a ação do governo”, disse o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão.

Continua após a publicidade

Parceria DF Goiás

Carlinhos do Mangão atesta como resultado do trabalho de Carol a reuniu que terá na próxima quarta-feira (3) com o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, e a secretária para tratar da construção de um viaduto ligando Santa Maria (DF) e Novo Gama.

Reduzindo tempo

A entrada em cena da secretaria do Entorno, Carol Fleury, na interlocução entre os prefeitos e a gestão de Caiado contribuiu para agilizar demandas e projetos que, normalmente, os prefeitos teriam que se deslocar até Goiânia para dar andamento.

Contra invasões

O deputado estadual Gugu Nader (Agir) apresentou projeto na Alego que estabelece sanções administrativas para pessoas que invadirem propriedades privadas, rurais ou urbanas. Segue a mesma linha de combate a invasores defendida por Ronaldo Caiado.

“Casa da Janja”

Novamente a primeira-dama do País, Rosângela Silva, a Janja, entra no epicentro de especulações políticas. O jornalista pernambucano Magno Martins publicou em seu blog que, “despachando numa sala no Palácio do Planalto ao lado do gabinete do maridão, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já afastou do núcleo palaciano o ex-coordenador de campanha e ex-ministro Luiz Dulci, o jornalista Franklin Martins, o amigo Paulo Okamoto e o ex-senador Aloizio Mercadante”.

Até a Gleisi

Magno relata que Janja “impediu que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, virasse ministra da Casa Civil”. “Com a força que tem, está transformando o Palácio do Planalto na ‘Casa da Janja’, segundo os próprios petistas alvos de boicote dela.” (Especial para O Hoje)