Coluna

Edward Madureira pode se filiar ao PSB

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 14 de janeiro de 2022

Insatisfeito com a forma com que foi tratado na última eleição pelo PT, presidido pela Katia Maria, o ex-reitor da UFG, Edward Madureira, deve deixar o partido e ingressar no PSB do deputado federal Elias Vaz. O PSB, inclusive, quer lançar a deputado estadual o atual vereador de Aparecida, Willian Panda. E mais: está de olho no policial rodoviário federal e ex-PM, Fabrício Rosa (PSOL) e o deputado estadual Karlos Cabral (PDT).Elias Vaz confirmou à Xadrez que convidou Madureira, mas ainda não foi respondido. “Penso que não deve estar com cabeça para isso no momento”, disse, lembrando da mobilização encabeçada pelo professor depois que Bolsonaro desrespeitou a primeira indicação da lista tríplice à reitoria. Karlos Cabral, por outro lado, vai ficar no PDT mesmo. “Estou confortável”. 

Dúvidas

Fabrício Rosa, que já tentou a Câmara de Goiânia duas vezes e até o Senado pelo PSOL, ainda não decidiu se vai deixar a sigla e se filiar ao PT ou ao PSB. O que ele quer é compor a federação que deverá unir a esquerda. O PSOL, que virou a cara para a união da federação com o aceno do PT nacional ao tucano Geraldo Alckmin, pode perder um bom candidato.

Noite restrita 

Diante dos 400 casos de Covid-19 em apenas uma semana, o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouveia (PT), suspendeu, por meio de decreto, atividades da noite – entre 1h e 6h – até o dia 26 de janeiro. “A Cidade está aberta a visitações, apenas pousadas funcionam com capacidade de 70%”, explica Gouveia. 

Preocupação 

Equipe da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) visita municípios afetados pelas fortes chuvas para identificar prejuízos causados aos produtores rurais, especialmente da agricultura familiar. A pasta quer entender como ajudar os produtores que tiveram prejuízos. 

APPs asseguradas

As mortes decorrentes das chuvas constantes no Brasil são um alerta sobre a necessidade de manutenção das Áreas de Preservação Permanente, sobretudo as que margeiam cursos hídricos. Pressionados pela sociedade civil e pela imprensa para interromper o “tratoraço” com a atualização do Plano Diretor, a Câmara de Vereadores deverá, após recuo, poupar as APPs. E, falando sobre os cursos hídricos, foi a riqueza de água que pesou na escolha de Goiânia como nova capital de Goiás.

Literatura

Em entrevista ao programa Você é Mais, no canal do YouTube O Hoje News, apresentado pela jornalista Edna Gomes, o escritor Gabriel Nascente comenta o seu último livro “A ópera dos ausentes”, uma obra política, fina e diferente de tudo o que ele já produziu. 

Curtas

Um representante da RMTC disse, à Rádio CBN, que o aumento da tarifa do transporte coletivo na capital deverá custear a melhoria no transporte coletivo. Ninguém acredita nisso.

Compartilhe: