Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Coluna

Eleição municipal não deve afetar aliança MDB/UB/PP e REP em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 08 de junho de 2024

O núcleo da base caiadista formado pelo MDB/UB/PP e REP, pode ser adversários na eleição municipal de 2024, mas a tendência é que em 2026, vão se unir em torno do projeto nacional de Ronaldo Caiado e em apoio à candidatura de Daniel Vilela ao Governo de Goiás. Salvo algumas debandadas que acontecem por conta de mágoas na disputa municipal, a maioria caminha com o MDB. A questão maior não são prováveis dissidentes, mas agasalhar aliados como o presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy, que trabalha para fazer parte da chapa majoritária. Baldy deseja fazer dupla com a primeira-dama, Gracinha Caiado na disputa ao Senado. Nesse caso, o UB ficaria fora da vaga de vice. No cesto de pretendentes a disputar vaga de senador, pode incluir o ex-deputado federal e atual presidente do Detran, Delegado Waldir, e outro do UB. Por ser duas vagas na majoritária, haverá inflação de pretendentes e isto será um complicador na engenharia política. Outro desafio, dizem aliados de Daniel Vilela, é vencer em Rio Verde ou em Jataí, cidades umbilicalmente ligadas ao agronegócio e que tem o PL como principal adversário. Hoje, MDB e PL, prováveis adversários na busca pela principal cadeira do Palácio das Esmeraldas em 2026, são aliados em várias cidades, incluindo Anápolis. Nesse caso, como ficaria a disputa pelo governo em 2026 se o senador Wilder Morais (PL), buscar o mesmo objetivo de Daniel? São perguntas que a futurologia política só especula e não tem resposta concreta.

Roberto Naves vai apoiar Daniel

Havia uma dúvida em relação ao apoio do prefeito de Anápolis e Presidente do REP em Goiás, Roberto Naves para Daniel Vilela em 2026. Ultimamente, depois do acordo costurado por Ronaldo Caiado para que Eerizânia Freitas migrasse do REP para disputar a prefeitura pelo UB, Naves tem dito que caminha com o indicado do governador. É óbvio que o candidato natural da base de Caiado é o vice-governador Daniel Vilela.

Continua após a publicidade

Rogério com a base

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) tomou café da manhã com os 19 vereadores de sua base na Câmara. O encontro foi articulado pela vereadora Sabrina Garcez (REP) e contou com a presença do presidente do legislativo municipal, Romário Policarpo (PRD). Rogério tranquilizou os aliados e reafirmou sua determinação em seguir em busca da reeleição.

Cristalina e a 3ª via

Mais da metade dos 10 partidos que apoiam o pré-candidato a prefeito de Cristalina pelo PL, médico Luís Otávio, ameaçam abandonar “o doutor se ele fizer um acordo com o grupo do prefeito Daniel Sabino (UB) para indicar o vice”, garante um dos aliados de Luís Otávio.

Acordo possível

Nos bastidores circulam informações que o prefeito Daniel aceita uma aliança, desde que o vice seja de seu grupo. Seria o ideal pois a eleição em Cristalina é muito cara e se unissem, liquidava a eleição. O problema  é a resistência dos apoiadores do Dr. Luís. A conferir.

Feirão do Emprego
O vereador Lucas Kitão e o pré-candidato a prefeito Sandro Mabel, os dois do UB, solicitaram ao Governo de Goiás a realização do Feirão do Emprego na Região Leste de Goiânia. O pedido faz parte de uma demanda da região e foi atendido pela Secretaria da Retomada.