Coluna

Emedebistas criticam Luiz do Carmo por mudança de nome de aeroporto

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 08 de dezembro de 2021

Definitivamente, a ideia do senador Luiz do Carmo (MDB), de mudar o nome do aeroporto Santa Genoveva para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende, não foi bem aceita nem no seu partido, nem em outras legendas. Carmo, que já anunciou sua saída do partido, por não ter lugar na chapa majoritária par disputar a reeleição, recebeu uma saraivada de críticas de todos os lados. O líder do Governo, na Alego, Bruno Peixoto, e o vereador Anselmo Pereira, ambos emedebistas, defendem que não haja alteração, apesar de o Senado já ter aprovado o projeto – relatado por Vanderlan Cardoso (PSD) – e que já foi remetido à Câmara dos Deputados. 

Destoante 

Alheio à repercussão negativa do projeto de Luiz do Carmo, o deputado federal Adriano do Baldy (PP) pediu urgência na votação do projeto, por meio de requerimento. 

Continua após a publicidade

Aprovação  

Tucanos de Goiás que votaram no governador Eduardo Leite (RS), nas prévias do PSDB, que definiram João Doria (SP) como candidato a presidente, veem com bons olhos a aproximação do governador gaúcho com o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), que está de olho no Palácio do Planalto. 

Provocação  

Palacianos avaliam como provocação o ato de entrega de diploma e medalha do mérito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ao ex-governador tucano Marconi Perillo, por serviços prestados à população do entorno de Brasília. 

Vai depender 

Para quem ouviu a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL), sobre o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) disputar o governo de Goiás, deve interpretar que essa possibilidade ficou condicionada ao desempenho dele nas pesquisas eleitorais.  

Opção  

No frigir dos ovos, o ex-secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, decidiu ficar com Daniel Vilela, presidente do MDB, e não com o seu ex-patrão, Gustavo Mendanha (sem partido). 

Desmonte  

Permitir que estudante de escola particular seja beneficiado pelo ProUni, como quer o governo de Jair Bolsonaro, desequilibra novamente o jogo e desmonta o programa de acesso a universidades, avalia a presidente do PT em Goiás, |Kátia Maria. 

Base forte 

A oposição até que tentou obstruir a aprovação da PEC que modifica a distribuição do ICMS aos municípios goianos, mas a base aliado ao governo, na Alego, obteve 25 votos a favor do projeto de Ronaldo Caiado contra 10 votos. 

Papel do STF  

Presidente da Goinfra, Pedro Sales divide, por um momento, as ações na agência para uma imersão no cenário político, por meio do livro sobre hiperfragmentação partidária, que será lançado nesta quinta-feira, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. 

CURTAS 

– Enquanto o governo federal se mostra contra a exigência do passaporte da vacina, autoridades da saúde, em Goiás, temem que a variante Ômicron se espalhe rápido pelo Estado, e fique fora de controle. O resultado pode ser imposição de novas medidas restritivas. 

– A base aliada na Câmara de Goiânia apoia o cronograma estabelecido pelo presidente da Comissão Mista, Cabo Senna (Patriota), para apreciação do novo Plano Diretor.