Coluna

Empregos em Cristalina são fruto da união entre o agro e poder público

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 17 de agosto de 2023

Mais uma vez Cristalina ocupa as principais mídias do País por liderar a geração de empregos entre os municípios brasileiros. Embora há mais de duas décadas Cristalina figure como um case de sucesso em área irrigada, seu crescimento era limitado por falta de energia. Mas essa história mudou a partir de 2017, quando o atual prefeito, Daniel Sabino Vaz (União), foi eleito. Ao tomar posse, firmou como decisão política resolver a demanda para suprir a defasada oferta de energia. “Esse era um dos grandes entraves que limitava o crescimento econômico do município e, consequentemente, a geração de empregos. Graças à parceria entre produtores do agro, empresa de energia [Enel e agora Equatorial], a Prefeitura de Cristalina e o governador Ronaldo Caiado, foram investidos, até agora, mais de R$ 2 bilhões em subestação e linhas de transmissão. O resultado é mais empregos, renda e qualidade de vida no município”, comemora Daniel. Paralelamente, o prefeito investiu muito em estradas, pontes e infraestrutura que possibilitam o melhor escoamento da produção e o transporte de insumos e equipamentos para as lavouras. Daniel vai entregar o município ao seu sucessor em condições de avançar mais na transformação rumo a ser referência nacional para viver e empreender no campo ou na cidade.

Disputa dentro da base de Daniel

Discreto e até contido, Daniel do Sindicato não comenta sobre a disputa na sua base entre o vice-prefeito Dr. Luís Otávio e o ex-presidente da Câmara e amigo, Jean Eustáquio (MDB). Mesmo pressionado, ele desconversa, mas pessoas próximas garantem que ele gostaria que seu amigo Jean fosse o candidato. A torcida é para que haja um consenso. A conferir.

Continua após a publicidade

Célio é Jean mas…

Pelo entusiasmo do deputado federal Célio Silveira (MDB), Jean Eustáquio é o favorito para vencer a eleição. “Ele conhece como poucos a máquina burocrática do município e fez um excelente trabalho à frente da Câmara dos Vereadores. Além de ser gente do povo”, vaticina Célio.

… divide o agro

Na avaliação de apoiadores do vice-prefeito Dr. Luís, a base de Daniel no agronegócio está dividida. Antigos aliados tendem a apoiar o vice e, por conta desse ‘racha’, Daniel não quer arbitrar um lado. Afinal, em 2026 ele é um potencial candidato a deputado estadual.

Caiado e Vanderlan

A reunião que aconteceria nesta quarta-feira (16) entre o governador Ronaldo Caiado (União) e o presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD), para discutirem alterações no texto da Reforma Tributária foi adiado para uma outra data. Posteriormente haveria uma mesa redonda com os governadores da Região Centro-Oeste, mas, por um desencontro de agendas, será realizada em Goiânia numa outra data.

Roendo as unhas

Mais uma vez lideranças políticas e empresariais do Distrito Federal se frustram e continuam roendo as unhas. A esperada reunião que iria debater as alterações no texto do arcabouço fiscal relativo ao FCDF ficou para a próxima segunda-feira (21).

PSD e Podemos

Prestes a se filiar no PSD, o vice-prefeito de Anápolis, Marcos Vieira, tende a ser o candidato a prefeito apoiado pelo Podemos. Isso significa que a base de Roberto Naves (PP) aos poucos está sendo desidratada, mas não está fora da disputa. No quadro político atual, temos três potenciais pré-candidatos: Antônio Gomide (PT), deputado federal Márcio Correa (MDB) e Marcos Vieira (PSD). Falta definir o candidato do PL e do prefeito Roberto Naves (PP). (Especial para O Hoje)