Terça-feira, 19 de março de 2024

Coluna

Entorno de Brasília pode indicar o vice de Marconi

Publicado por: Redação | Postado em: 11 de julho de 2022

Todas as atenções nesta semana estarão voltadas para o PSDB e o destino de Marconi Perillo. Embora ele tenha deixado pistas de que é pré-candidatíssimo ao Governo de Goiás, ainda perdura dúvidas entre apoiadores e também junto a alguns adversários. Em que paire dúvidas, o mapa político do tucano revela que, obstinação e determinação, regem seus passos e ele tem justificado estas características. No sábado (9), em Luziânia, na edição do ‘Desperta Goiás’ — encontros regionais do PSDB pelo estado —, nenhuma das lideranças presentes mecionaram a palavra “se”, somente “é” candidato. Entre os vários representantes dos municípios do Entorno presentes, as conversas já sinalizam que vão ‘brigar’ pela indicação do vice. O presidente da sigla no município, Edgar Gomes é um dos entusiastas da ideia, afinal a região tem quase 800 mil eleitores. Entre as dezenas de pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, além de representantes da sociedade civil, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas que foram no ‘Desperta Goiás’ de Luziânia, é consenso ter um nome na chapa majoritária.

Eládio federal?

O advogado, primeiro suplente do senador Luiz do Carmo (PSC) e empresário rural, Eládio Carneiro (PSDB) foi estimulado a disputar vaga de deputado federal. Ele tem dito a pessoas próximas que ainda não decidiu seu futuro e que, por enquanto, está empenhado a colaborar com Marconi na para o governo.

Continua após a publicidade

Sem definição

O historiador e político, Gilvane Felipe deve decidir nos próximos dias, o destino do Cidadania, se terá ou não chapa de deputados federais e estaduais e  também se aliar a Marconi Perillo. A federação da qual está ‘amarrado’, PSDB, MDB, permite formação de chapa em conjunto. Só que ninguém sabe quem são os pretendentes do cidadania.

Petrobrás deles

Diz a ‘lenda urbana’ que a Petrobras “é dos brasileiros”, mas segundo os críticos da estatal, ele é dos funcionários da empresa e seus acionistas. Tudo leva a crer que faz sentido, pois a Federação Única dos Petroleiros (FUP), movimenta os 12 sindicatos espalhados pelo país, controlados pelo PT, que aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado. Motivo: querem maiores salários e são contra a privatização da empresa. Vem mais crise por ai.

Faca nos dentes

Mais uma vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra que está com a faca entre os dentes e com gosto de sangue. Ele disse na quinta-feira (7), no Rio de Janeiro que “Vou quebrar esses sigilos de 100 anos no primeiro decreto que fizer”.

PP Mulher

O Progressistas em Goiás promove na terça-feira (12), em Formosa, Entorno do Distrito Federal, mais uma edição do PP Mulher. O presidente da sigla e pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy diz que o encontro é para discutir a participação da mulher na política. O PP ostenta o título de ser o partido com maior número de mulheres filiadas no Estado.

Mundo novo

Os novos conceitos criados pelo movimento Environmental, Social, and Governance (ESG), miram empresas que produzem bens e serviços com boas práticas ambientais e não só lucro. Até há bem pouco tempo, essa exigência estava mais restrita ao agronegócio e agora se alastra pelo país, principalmente com a expectativa de Luiz Inácio Lula da Silva vencer a eleição.