Entorno do DF expõe as rusgas na base caiadista
Rivalidades antigas e rusgas paroquiais impedem qualquer consenso entre lideranças que compõem a base caiadista no Entorno do DF e na Ride. Das nove cidades que fazem fronteira com o quadrilátero da Capital do País, só Valparaíso e Águas Lindas não têm divisão entre MDB, União Brasil, PP e Republicanos. Nas sete cidades restantes, é […]
Rivalidades antigas e rusgas paroquiais impedem qualquer consenso entre lideranças que compõem a base caiadista no Entorno do DF e na Ride. Das nove cidades que fazem fronteira com o quadrilátero da Capital do País, só Valparaíso e Águas Lindas não têm divisão entre MDB, União Brasil, PP e Republicanos. Nas sete cidades restantes, é um verdadeiro saco de gatos. Um exemplo é Cristalina, onde o candidato do prefeito Daniel Sabino Vaz (UB) será o vereador Jean Eustáquio (MDB), mas se o atual vice-prefeito, Dr. Luís Otávio (sem partido), se filiar no PP, divide o eleitorado majoritariamente de direita. Caso Luís Otávio se file no PL, Caiado e Daniel não teriam nenhum problema em subir no palanque de Jean. Caso parecido é o de Cidade Ocidental, que tem o amigo pessoal de Caiado, Antônio Lima (UB), como pré-candidato, mas o prefeito Fábio Corrêa (PP) também é da base. Valparaíso saiu na frente numa estratégia inteligente do prefeito Pábio Mossoró (MDB). Ele dividiu seu grupo em dois: uma parte ficou no MDB e a outra filiada ao União Brasil. Quem estiver melhor nas pesquisas será o cabeça de chapa e o vice da legenda aliada. Em Luziânia, o prefeito Diego Sorgatto (UB) estava numa toada boa, mas ao conquistar o mando de deputado estadual, fez de Cristóvão Tormin (PRD) potencial candidato a prefeito.
Carlinhos do Mangão, o líder
De todos os aliados de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela no Entorno de Brasília, o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), é o líder melhor avaliado em todas as pesquisas. Mesmo sendo do PL, Mangão é um dos caiadistas em tempo integral e faz uma gestão inovadora e transparente que mudou o perfil de Novo Gama.
Santo Antônio…
… do Descoberto é o município mais emblemático na base caiadista. O deputado estadual André do Prêmio (Avante) e o prefeito Aleandro Caldato (UB) estão em rota de colisão. É que André lançou o nome de sua mulher, a empresária Jéssica Aparecida, pré-candidata a prefeita. Aleandro diz que houve uma quebra de acordo e a rusga caiu no colo de Caiado.
Caminho livre
Assim como o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), o de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti (Pode), até o momento, trafega em uma larga avenida política sem obstáculos. Nenhum nome de peso ameaça sua reeleição. Além disso, conta com uma ampla frente de apoio, incluindo o ex-prefeito e deputado em exercício, Hildo do Candango (Republicanos).
Zenilton X Cristiomário
Outra cidade que não tem divisão na base de Caiado e Daniel é Planaltina. O prefeito Delegado Cristiomário (UB), que disputa a reeleição, vai enfrentar o Professor Zenilton Costa (PL). Dificilmente deve aparecer um nome para quebrar a polarização que vem desde a eleição passada.
Formosa confusa
A centenária Formosa já teve seus dias glória quando se discute políticas públicas para a região Nordeste de Goiás. As lideranças do passado deram lugar a novos personagens, como a vereadora Delegada Fernanda, que lidera as pesquisas para prefeita, seguida pelo empresário rural Brasil Júnior. O cenário é confuso, pois a cada dia aparecem mais candidatos e nem Caiado e Daniel entraram no circuito para organizar o roteiro. (Especial para O Hoje)