O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade

Entre lobos da política, Celina e Paula Belmonte ampliam espaços

Gradativamente, as mulheres têm conquistado espaços em todas as atividades profissionais, principalmente na política. Ainda estão aquém da amplitude alcançada por homens, mas aos poucos, mostram que podem mais e que os desafios são apenas desafios a serem vencidos. Nesta sexta-feira (8), dia dedicado às mulheres, a Xadrez destaca duas personagens do Distrito Federal que, […]

Gradativamente, as mulheres têm conquistado espaços em todas as atividades profissionais, principalmente na política. Ainda estão aquém da amplitude alcançada por homens, mas aos poucos, mostram que podem mais e que os desafios são apenas desafios a serem vencidos. Nesta sexta-feira (8), dia dedicado às mulheres, a Xadrez destaca duas personagens do Distrito Federal que, sem desmerecer centenas de outras figuras públicas brasilienses, merecem ser mencionadas como exemplos de dedicação no que fazem. Habilidosas ao caminhar no serpentário político, cada qual a seu modo, têm ocupado espaços que, tradicionalmente, eram destinados aos homens. A primeira delas, vice-governadora, Celina Leão (PP), tem errado o mínimo na função de vice e pré-candidata a substituir o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ao ser apontada como sucessora natural de seu governo com antecedência, seu desafio para sobreviver no serpentário político exige mais do que habilidade: necessita de fé, fôlego e resiliência, afinal, o que não faltam são “cascas de banana em seu caminho”. Qualquer escorregão entra na mira da desconstrução política e compromete seu projeto de poder em 2026. Quanto à deputada distrital, Paula Belmonte (por enquanto no Cidadania), é uma mulher de fibra e que tem jogo de cintura política para resistir aos golpes dos adversários. Até agora, se mantém no centro do ringue e demonstra aos adversários, ter capital político suficiente para ampliar seu espaço no quase exclusivo universo masculino.

Aliados dos prefeitos no Entorno

O Distrito Federal é a única unidade da federação que não tem eleições municipais, por conta desse hiato, as lideranças políticas locais são convidadas para ajudar aliados nas cidades do Entorno. Calcula-se que quase 200 mil cidadãos que moram nos nove municípios goianos, votam em Brasília. É comum encontrar senadores, deputados federais e distritais do DF em reuniões políticas nas cidades do Entorno.

Na mira do Centrão

Os buchichos na Esplanada dos Ministérios dão conta que o Secretário Executivo das Relações Institucionais (SRI), o goiano Olavo Noleto (PT) entrou na mira do Centrão. A turma de Arthur Lira alega que Noleto só atende os deputados do PT e da esquerda e que os partidos aliados ficam em segundo plano.

Cambão Waldir

O vice-líder do governo Caiado na Alego, Wilde Cambão (PSD), participou, nesta quarta-feira (6), em Aragoiânia do “Encontro das Mulheres que lideram”, promovido pela advogada Márcia Cristina e sua irmã, apoiadora de Cambão no município, Adriana Moraes. Elas são aliadas do pré-candidato a prefeito de Aragoiânia, empresário Waldir da Fokus (Podemos).

Cidadão Alexaniense

Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (AssofGo), coronel Allan Cardoso, foi agraciado com o título de Cidadão Alexaniense, concedido em “reconhecimento ao seu serviço exemplar na segurança do município”.

Troco Solidário

O Grupo Pereira, do Distrito Federal, arrecada mais de R$ 2 milhões em doações de clientes para 77 instituições como parte do Programa Troco Solidário. Uma das maiores beneficiárias é a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer de Brasília.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também