Coluna

Entre lobos e cordeiros no caminho do cidadão-eleitor

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 26 de outubro de 2022

Tempos confusos onde a política se mistura com a fé, sugere uma leitura no capítulo do Livro de Isaías 30:27 sobre o que se fala e prega em nome de Deus: “Eis que o nome do Senhor vem de longe, ardendo a sua ira, sendo pesada a sua carga; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como um fogo consumidor”. A ira Divina assusta, mas o momento político com polarização acirrada entre os candidatos a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), recomenda reflexão para aplainar os ânimos. O que era para ser uma ode à democracia, tornou-se uma guerra digital com falsas notícias de um lado e outro. Vale tudo para desconstruir o adversário. Em um ambiente tão tóxico em que a verdade passa longe, distinguir lobos de cordeiros é um desafio para o cidadão-eleitor exercer a plena liberdade democrática. Nem a pedagogia da fé que em tempos não tão distantes balizava o comportamento do brasileiro, fosse ateu ou agnóstico, recomendava que o cristão “não deve atiçar um ser humano contra o outro, partido ou instituição”, desapareceu do convívio civilizado. Diante de um ambiente assim, é preciso mais do que a fé para votar. Necessita discernimento para distinguir lobos em pele de cordeiros.

Caiado cobra agilidade

Nesta quarta-feira (26), logo depois do evento com lideranças do interior na mega estrutura montada em frente a Alego, o governador Ronaldo Caiado (UB) vai a Brasília para uma conversa no Ministério das Minas e Energias. Na pasta, Caiado vai cobrar maior agilidade no processo de venda ou outra solução para a empresa de energia de Goiás, Enel. O governador está incomodado com os prejuízo causados pelos constantes apagões de energia. No entanto, especialistas dizem que dificilmente haverá uma solução a curto prazo.

Continua após a publicidade

Fusão PTB-Patriota

Além de entrar para a história como o coveiro do PTB, as balas perdidas dos tiros de Roberto Jefferson nos policiais que foram cumprir o mandado de prisão contra ele, acertaram mortalmente o PTB. Por conta do episódio, o que era só conversas entre os políticos, deve virar realidade: PTB e Patriota podem virar uma nova legenda a partir da reunião desta quarta-feira (26), em São Paulo.

Joaquim de Castro

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Joaquim de Castro comemora o sucesso do Encontro de TCMs em Goiânia. “Foi um evento de excelente conteúdo, que oportunizou a troca de importantes experiências. Cumpriu seu objetivo maior de contribuir para uma integração cada vez mais efetiva entre os Tribunais de Contas de Municípios e desses com os demais TCs”.

Leila do Vôlei

A ex-candidata ao Governo do Distrito Federal e senadora, Leila [do Vôlei] Barros (PDT) tem participado ativamente dos eventos pró-Lula em Brasília. Recentemente acompanhou a colega Simone Tebet (MDB) numa caminhada no Setor Comercial Sul para reforçar a campanha de Lula.

Agricultura digital

Os rápidos avanços tecnológicos vêm provocando uma revolução no campo, transformando os sistemas produtivos e o dia a dia dentro da porteira. As novas tecnologias no campo deve criar nos próximos dez anos, 148,7 mil empregos qualificados. Desafios para os planejadores de políticas educacionais e produtores do agronegócio.