Coluna

Episódio José Humberto acionou o estado de alerta em Celina Leão

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de setembro de 2023

Enquanto nos demais estados brasileiros a corrida eleitoral para prefeitos e vereadores ganha tração, no Distrito Federal o vazio provocado pela ausência de eleição municipal faz com que a vida política siga modorrenta. Vez ou outra surge um factoide ou alguma especulação sobre candidaturas, principalmente majoritárias, que podem ocorrer no futuro. Mesmo sem provocar muito alarido, acabam em desmentidos, desculpas e a vida segue. No entanto, para quem está no poder e pretende manter-se por meio do voto mais um bom tempo, servem de alerta esses anúncios extemporâneos. É o caso do episódio do Secretário de Governo, José Humberto Pires, o ex-tocador de obras de José Roberto Arruda e agora do governador Ibaneis Rocha (MDB). Numa reunião com auxiliares, ele foi traído pelo inconsciente ao dizer que seria candidato a governador em 2026. A frase fez soar o alarme nas hostes da vice-governadora Celina Leão (PP), anunciada há tempos por Ibaneis como sua sucessora em 2026. Prontamente José Humberto corrigiu o ato falho, mas o estrago político estava feito. Mas teve um lado bom para a turma que apoia Celina: acordaram para o fato de que não existe eleição ganha antes do resultado das urnas. A zona de conforto costuma soterrar candidaturas, mesmo as favoritas, caso de Celina Leão.

Planos do SD além de Goiânia

Tido como um organizador político habilidoso, o presidente do Solidariedade em Goiás e secretário de Infraestrutura e Mobilidade da Prefeitura de Goiânia, Denes Pereira, atua para que a legenda faça o maior número de prefeitos em 2024. “Os deputados e lideranças do partido e a executiva regional focam, além de Goiânia, regiões importantes como o Entorno de Brasília, Sudeste e Nordeste goiano. Estou confiante em nosso projeto”, conta Denes.

Continua após a publicidade

Hora de mudar

O prefeito Rogério Cruz confirmou a primeira troca da reforma administrativa que fará a partir da próxima terça-feira (19). A Secretaria de Saúde sai das mãos de Durval Pedroso para entrar o  ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara. O novo titular assume a pasta no dia 1º de outubro. 

Sem querer…

… querendo, Bruno Peixoto (União) vai “comendo pelas beiradas” a recomendação do governador Ronaldo Caiado para “ser menos ostensivo” nas tratativas sobre a disputa pela Prefeitura de Goiânia.

No ataque

Nesta quarta-feira (14), em mesa de almoço com os vereadores do MDB e deputados, a justificativa foi para promover a união e discutir a conjuntura política. Em português casto, quer dizer: “Conto com vocês em 2024”.

Vilmar voltou

Depois de um retiro sabático, o ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD) voltou a circular nas redes sociais. Um de caráter mais cultural, na inauguração da exposição em homenagem ao escritor José Mendonça Teles e outro no Sindicato Rural de Anápolis.

Waldir da Fokus

O empresário Waldir Batista Rios, pai do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) , é considerado pule de 10 como favorito na disputa pela Prefeitura de Aragoiânia. Ele conseguiu o apoio das principais lideranças políticas da cidade. “Meu pai é daqui e quer contribuir para o desenvolvimento do município. E o caminho mais rápido é por meio da política. Servir a população e não se servir do cargo”, disse Glaustin. (Especial para O Hoje)