Coluna

Estica e puxa no MDB emperra antecipação de aliança com Caiado

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 14 de julho de 2021

Quem esperava que a eleição que reconduziu Daniel Vilela à presidência do diretório PMDB apaziguasse os ânimos no partido e arrefecesse a disputa interna, se enganou. Apesar de ter cedido a pressões para compor com Daniel e abandonar de vez a ideia de apresentar chapa para a disputa pelo comando da sigla, o deputado Paulo Cezar Martins é o único da bancada, de quatro parlamentares, que segue defendendo candidatura própria, fomentado pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. “Reitero que temos força para lançarmos um nome ao governo e pautamos ações que precisamos executar juntos, em busca de verdadeira oxigenação para o MDB”, disse ele, ao lado de Mendanha. 

Compromisso  

Em busca de espaço para disputar a reeleição, o senador Luiz do Carmo (MDB) recebeu apoio do deputado emedebista Henrique Arantes, que o chamou de “líder do nosso MDB”. 

Romaria 

Depois de receber Rafael Lara, candidato a presidente da OAB Goiás, Iris Rezende tomou café com Rodolfo Otávio e a promotora Valentina Jungmann, que também estão no páreo.  

Retorno 

A volta da ex-vereadora Priscilla Tejota (PSD) à Câmara de Goiânia tomou os bastidores do Parlamento goianiense. Suplente do partido, ele obteve 4.156 votos em 2020. E pode assumir mandato.

Vice-líder 

Com a contaminação pelo coronavírus do vereador Sandes Júnior (PP), coube ao emedebista Anselmo Pereira orientar a base aliada na votação de matérias do Executivo, na Câmara de Goiânia. 

Punição  

Prática de nepotismo na prefeitura de Caldas Novas, na gestão anterior, com Evandro Magal, e agora, com Kleber Marra (Republicanos), levou o Ministério Público a acionar a Justiça para cumprimento de sentença de combate à essa prática de nomeação. 

No bolso 

Por má-gestão, entre 2013 e 2016, administração do PSDB, o TCE imputou multa ao ex-secretário da Casa Militar, Adailton Florentino Nascimento, e ao ex-pregoeiro Erinaldo Nogueira de Oliveira. Ficou em R$ 8,8 mil. Diz respeito a contratos de conservação dos Palácios Pedro Ludovico e das Esmeraldas. 

No batente 

O Governo deve protocolar ainda nesta quarta-feira, 14, pacote de projetos para ser apreciado em autoconvocação da Assembleia Legislativa, com prioridade para a matéria que trata de auxílio para famílias em vulnerabilidade social. A pauta antes do recesso continha 85 projetos e três vetos do Executivo. 

Embate 

É cada vez mais acalorado o debate entre vereadores conservadores e os de centro-esquerda, quando o tema é homofobia, na Câmara da capital. Thialu Guiotti (Avante), por exemplo, disse que há ditadura de expressão e opinião. E foi rebatido por Mauro Rubem (PT).

CURTAS 

– Goiânia vai adotar medida contra sommeliers de vacina. Quem quiser escolher o imunizante, vai para o fim da fila.  – O senador Vanderlan Cardoso (PSD) diz que emendas de sua autoria foram acatadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 da União. 

Compartilhe: