Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

“Exceções” transformam o IVA no “maior imposto do mundo”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 13 de novembro de 2023

A Reforma Tributária foi aprovada no Senado, mas ainda terá um longo caminho pela frente para ser digerida pelos vários setores, principalmente o consumidor, que vai pagar a conta. A discussão em torno da alíquota do IVA que, na avaliação da oposição e os setores de serviços, será o “maior imposto do mundo”, gera muita confusão e desconfiança do consumidor. Mesmo com o governo e aliados se esforçando para explicar que a alíquota “não é bem assim”, crescem as discussões de que o Governo Federal quer é mesmo arrecadar mais. De fato, o déficit das contas do governo projetado para 2024 é de R$ 84,3 bilhões, sem contar que a dívida pública não para de crescer e deve fechar o ano em R$ 6,8 trilhões. Diante de um quadro desses, é de se imaginar que o presidente Lula e seus associados vão colocar o contribuinte do andar de baixo da pirâmide social para empurrar essa pedra. Para os defensores do governo, o contribuinte só terá conhecimento da alíquota real depois da regulamentação dos mais de 50 itens que terão que passar por leis complementares. Para o coordenador da reforma, secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, a alíquota não deve ultrapassar os 27,5%. Enquanto isso, muita água de lágrimas vai passar por baixo dessa ponte do IVA. Enquanto não se chega no valor real da alíquota, o ranger de dentes vai continuar nos quatro cantos do País.

Daniel, o discreto “em exercício”

Discreto, leal e participativo na agenda administrativa do Estado, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) cumpre seu papel constitucional sem arroubos, vaidade e ostentação. Durante estes mais de 10 dias à frente do governo, Daniel seguiu à risca a agenda oficial, mas não deixou fazer o que mais gosta: política. É neste campo que ele também dá tranquilidade ao governador e contribui na articulação de alianças dentro da base, unindo lideranças ou promovendo reconciliação entre antigos adversários.

Continua após a publicidade

Almoço em Iporá

Daniel Vilela entrega nesta terça-feira (14), em Iporá, 50 casas do Condomínio Rolandina de Azevedo Leite a pessoas carentes. Ele também almoça na casa do prefeito Naçoitan Leite onde, segundo aliados, pode selar uma aliança para a eleição de 2024.

Sem BRT

O sonho do BRT Luziânia-Brasília não deve sair das boas intenções. A julgar pela reunião do presidente Lula com os ministros da área de infraestrutura, o número de pedidos ultrapassou as expectativas e terá que priorizar as obras por importância. Nesse caso, o BRT entre Goiás e DF vai para a próxima rodada.

Viaduto da 040

Com ou sem BRT Luziânia-DF, o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), já licitou a construção de um viaduto na BR-040 que corta a cidade ao meio. “Todo o projeto foi aprovado, tanto pela ANTT quanto pela empresa que explora a via. Saindo ou não o BRT, o viaduto está dentro das especificações e é uma prioridade para Valparaíso”, justifica o prefeito.

Davi X ‘Bodão’

Ao contrário do que alardeia o prefeito de Aparecida do Rio Doce, no Sudoeste goiano, Edy Carlos Gonçalves, conhecido politicamente como ‘Bodão’, que não tem concorrente à reeleição, tem sim. Major Davi Pires, do Partido da Renovação Democrática (PRD), afirma que seu nome está à disposição da oposição para enfrentar o prefeito nas urnas em 2024.

“Cracolândia”

Emenda ao Código de Posturas apresentada pelo vereador Lucas Kitão (PSD) para fiscalização mais rígida do acúmulo de lixo nas ruas e dentro de depósitos foi aprovada no plenário da Câmara nesta quinta-feira (9). Segundo o autor, o texto impede que a Capital vivencie o problema social das “cracolândias”, como já acontece em bairros como Campinas e Centro. (Especial para O Hoje)