Coluna

Êxito da rede de proteção social em Goiás tem nome: Gracinha Caiado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 08 de agosto de 2023

Nesta quarta-feira (9), a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, reúne mais uma vez as primeiras-damas dos municípios goianos ou os responsáveis pela área social. Em 2022, o primeiro evento presencial pós-Covid foi no Palácio das Esmeraldas, mas agora é esperado um público maior e será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Mas o que chama a atenção do meio político, até por adversários, é que parte do êxito do governo de Ronaldo Caiado na área social é sustentado pelo investimento em políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis socialmente e à obstinada determinação da primeira-dama Gracinha Caiado em gerenciá-los. Ela cobra de auxiliares e de todas as secretarias envolvidas as metas estabelecidas e a correta aplicabilidade desses recursos nos municípios. Não à toa que ela sempre repete que “nossa missão é ir aonde mais se precisa do poder público”. No encontro desta quarta-feira (9) com as parceiras e parceiros dessa missão, ela vai reforçar essa aliança com os municípios. Por conta desse trabalho é que seu nome passou a circular como candidata ao Senado em 2026. O movimento vem exatamente da base no interior e é suprapartidário, sinal claro que a boa política se faz com muito trabalho e transparência. Mais um motivo para o governador Ronaldo Caiado tê-la no Senado em 2027. Não por ser a primeira-dama, mas por ser a face social de seu governo e a gestora de uma área complexa e que requer mais do que políticas públicas em investimentos. Requer gente que gosta de gente. Gracinha Caiado tem as credenciais.

Culto por Aparecida

Sempre na primeira segunda-feira do mês, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, promove culto em ação de graças pelo município. O organizador foi o pastor Romeu Ivo, da Igreja Esperança, que, em 2020, chegou a figurar por menos de 24 horas na vice do então candidato à reeleição Gustavo Mendanha.

Continua após a publicidade

Kátia pelo diálogo

Durante a audiência de prestação de contas da Saúde na Câmara Municipal, todos os vereadores presentes e o próprio secretário de Saúde, Durval Pedroso, reconheceram o trabalho sério de Kátia (PT) à frente da Comissão de Saúde da Casa.

Oposição séria

Mesmo com duras críticas à gestão, Kátia não faz disso um circo midiático e busca apresentar e encontrar caminhos para solucionar os problemas, inclusive intermediando diálogos e recursos junto ao Ministério da Saúde.

Direita Cristalina

Mesmo ostentando o título de maior área irrigada do País, Cristalina, no Entorno de Brasília, continua sendo uma cidade ‘fechada’ e conservadora. Muito desse isolamento social se atribui à elite política ligada ao agronegócio. Mas parte dos empresários rurais e urbanos querem mudar esse conceito. Por isso a pré-candidatura do vice-prefeito Dr. Luís Otávio ganha espaço nos corações e mentes dos cristalinenses.

Sempre alerta!

A partir de sábado (12), oficiais veteranos da Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-GO) reúnem-se novamente no TZB Clube de Tiros e Caça, em Aparecida de Goiânia. Esses encontros são destinados aos oficiais da Polícia e Bombeiros Militares para aperfeiçoarem o manuseio de armamentos e a prática de tiro esportivo. (Especial para O Hoje)