Coluna

Fazendeiro da doação de bois a Bolsonaro ameaçou Ibaneis

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 11 de janeiro de 2022

Em vídeo que circula nas redes sociais, na Praça Tamandaré, em frente ao Bradesco, no Setor Oeste, em Goiânia, um fazendeiro lança uma campanha para doar arrobas de bois para financiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Semana passada o grupo protestou contra uma propaganda do banco criticando o consumo de carne. O líder da proposta é o fazendeiro André Luiz de Paula Costa, que, num tom apocalíptico, disse que, caso o PT volte ao poder, o brasileiro comeria “espetinho de cachorro e gato”. Este mesmo fazendeiro tem histórico de esfaquear um idoso em 2018 e de ameaçar o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). A agropecuarista Janaína Flor, que estava no local, afirma que a campanha não tem apoio do setor em Goiás. Não existe consenso. “Não por enquanto”, disse ela. 

Pensão

Em setembro o acidente com o Césio-137 em Goiânia completa 35 anos. Um projeto de lei do deputado Major Araújo (PSL) de reajuste do valor da pensão das vítimas da tragédia, que seria de um salário mínimo, está travado desde 2019, quando foi aprovado na Comissão de Finanças. 

Socorro

As  740 vítimas reconhecidas pelo Estado recebem R$940 apenas. O governo federal paga, reajustado, um salário mínimo a 254 vítimas. Ao menos 200 recebem as duas pensões. Vítimas ouvidas pela coluna afirmam que dinheiro não banca nem medicamentos.

Na cola

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) foi a quarta personalidade política que mais participou de lives com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde o início do mandato. 

Indeciso

O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) ainda não decidiu se vai tentar reeleição ou um cargo na Câmara Federal. Amauri tem andado pelo interior e sentido que sua popularidade é bem maior daquele que o elegeu com 24.922 votos. Sobre a busca de apoio de prefeitos e vereadores, Ribeiro garante: “Não faço política. Meu eleitor é solto, sou o único que representa o agro, o roceiro, o goiano, o criador de pássaros”. 

Debaixo de chuva

No domingo (9), cerca de 500 pessoas participaram da 2°Cavalgada Nossa Senhora Beneficente, em Aragoiânia. “Caiu um toró, mas passei lá”, lembrou Amauri Ribeiro, único parlamentar no evento que arrecadou alimentos e, com ingresso a R$10, para ajudar famílias carentes. 

Luto

A família do secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, está em luto depois que um desmoronamento em uma rodovia mineira matou cinco de seus integrantes. 

Curiosidade 

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, andou pesquisando fotos antigas das cidades goianas. Mineiro e auditor federal de carreira, a ideia de Ziller é ver o que mudou nos últimos anos. Ele postou no Twitter uma fotografia aérea da Praça Cívica de 1957 e, impressionado, comentou: “Mudou muito, né?”. 

Curtas

O site da Prefeitura de Caldas Novas permaneceu fora do ar durante o dia de ontem. A suspeita é a de que um hacker invadiu o endereço virtual.

Compartilhe: