Coluna

Fé, política e cordialidade entre adversários na Festa do Muquém

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 15 de agosto de 2022

Costuma-se dizer que política e religião não se discute, afinal, são dois temas que mais dividem do que unem, mas tem exceções. A Romaria de Muquém em louvor a Nossa Senhora d’Abadia no município de Niquelândia, é um dos lugares onde pessoas de todas as regiões de Goiás e do País, principalmente políticos goianos que disputam cargos eletivos marcam presença. Durante a Romaria, Niquelândia torna-se um território ‘neutro’ onde todos buscam por meio da fé, comunhão espiritual e, também, política. Nos dias 12 e sábado (13) entre os devotos de Nossa Senhora D’Abadia, circularam candidatos a deputados estaduais e federais, mas quem mais chamou a atenção, foram os concorrentes ao Senado. O mais festejado deles, Marconi Perillo (PSDB), presença certa todos os anos na Romaria, desta vez visitou a barraca do amigo e concorrente ao Senado, Vilmar Rocha (PSD). Não só o tucano assinou o ponto, mas também os adversários Wilder Morais (PL) acompanhado do governadoriável, Vitor Hugo (PL) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD). Vilmar é de família pioneira em Niquelândia e católico assim como Marconi. “A conversa foi republicana, prazeirosa e bem humorada”, resumiu o prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia.

Marconi festejado

Devoto e companheiro das andanças de Marconi Perillo na Festa do Muquém, o prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB) disse que o ex-governador visitou quase 100 barracas. “Você imagina a alegria das pessoas quando o viam. Onde ele chegava era recebido com alegria por homens, mulheres, jovens e foi assim durante todos os lugares em que ele passou”, conta.

Continua após a publicidade

PL presente

O candidato ao Senado pelo PL, Wilder Morais, esteve na Romaria de Nossa Senhora d’Abadia, no sábado (13) em companhia do candidato ao Governo de Goiás, Major Vitor Hugo (PL) e do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Após dois anos sem acontecer a Romaria, o povoado de Muquém volta a receber os fiéis na Rodovia da Fé, em Niquelândia. A tradição completa 274 anos de história.

 Wilder do passado…

 Ao lado de sua esposa, Ana Luiza Morais, de Major Vitor Hugo e de Vanderlan, o pré-candidato assistiu à missa no Santuário Nossa Senhora D’Abadia de Muquém.Após a missa, acompanhado da mulher, Ana Luiza Morais, Wilder e Vitor Hugo almoçaram com os bispos.

…no presente

Há apenas dois anos Muquém recebeu internet 4G. O projeto para que a internet chegasse ao distrito começou a ser desenvolvido por Wilder Morais quando foi Senador da República. O senador Vanderlan Cardoso deu continuidade à proposta e, juntamente com a Presidência da República e com as empresas de telefonia, Muquém conta agora com telefonia móvel.

Vez de Caiado

Nesta segunda-feira (15), o governador Ronaldo Caiado (UB) assina presença às 9h, na Missa Solene da Padroeira de Goiás, no Santuário Nossa Senhora d’Abadia de Muquém. A Romaria teve início no dia 5 com encerramento nesta terça-feira (16) e é considerada a peregrinação religiosa mais antiga de Goiás, com 274 anos. Em apoio ao evento, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) comandado pela primeira-dama, Gracinha Caiado realizam atendimentos no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), instalado no km 30, na Rodovia da Fé.