Coluna

Federação com ‘nanicos’ atrapalha alianças de Lula

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 31 de maio de 2022

Uma pergunta comum entre os cidadãos é: qual o papel das chamadas legendas ‘nanicas’ ou seja, partidos com nenhuma expressão político-partidário no jogo de forças numa disputa eleitoral? Eles são atores essenciais numa democracia plural e contemporânea, portanto, buscam a sobrevivência. Foi esse o entendimento na elaboração da lei que uniu por quatro anos, PT, PCdoB e PV obrigando-os a caminharem juntos em todos os estados. Se por um lado aglutina forças de esquerda, por outro torna-se obstáculo para alianças fora desse campo. Este fosso ideológico tem atrapalhado as negociações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Goiás, por exemplo, contrariando o desejo de Lula, os petistas com os ‘nanicos’ PV e PCdoB não querem nem ouvir falar em alianças com José Eliton (PSB) e Marconi Perillo (PSDB). De acordo com fontes ouvidas pela Xadrez, Lula pensa diferente: quer a centro-direita com ele no segundo turno.

Especulação

Mendanhistas e bolsonaristas não acreditam de jeito nenhum em uma possível fusão das duas forças que se estabelecem como oposição à reeleição de Ronaldo Caiado (UB).

Continua após a publicidade

Por outro lado…

Se espalhou no debate pré-eleitoral a sugestão de Vitor Hugo compor a vice de Gustavo Mendanha para aquecer o coração dos bolsonaristas.

Bolso nada
Ex-baixista da banda Francisco El Hombre, Rafael Gomes, é pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL. “A gente precisa construir representações que se preocupam com a população”, disse ele à Xadrez.

Solidariedade

O governo de Goiás envia a Pernambuco homens do Corpo de Bombeiros de Goiás para atuarem nas buscas por pessoas desaparecidas em cidades do Grande Recife.

Expectativa

O Partido Progressista de Alexandre Baldy, que trabalha pela viabilidade do seu nome ao Senado, acredita que terá cinco  deputados estaduais.

Nome

Nos bastidores, a principal aposta da sigla para puxar votos é a primeira-dama de Anápolis, Vivian Naves. Ela é mulher do prefeito da cidade Roberto Naves.

Tô fora

Em entrevista ao podcast Papo Xadrez, do Grupo O Hoje, o produtor cultural Carlos Brandão criticou a condução da cultura em Goiás.

História

Para Brandão, o político “mais honesto”, o ex-governador Henrique Santillo, foi exemplo para Goiás.

Curta

80 mil deixaram de declarar Imposto de Renda.